Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de São João da Boa Vista (SP) desta segunda-feira (29), vereadores apresentaram um requerimento à Prefeitura de São João da Boa Vista (SP) pedindo que a vacinação contra a Covid-19 aconteça também aos finais de semana.
O pedido foi encabeçado pelo vereador Carlos Gomes (PL). Ele argumentou que a imunização aos sábados faria com que a campanha de vacinação atingisse mais sanjoanenses em menos tempo, amenizando a pandemia.
“Acredito também que a Prefeitura, em virtude do estado de calamidade, ela tem condições de contratar mais servidores, mais pessoas pra efetuar esse serviço (vacinação aos finais de semana). Eu tenho muita fé na vacina e creio que o caminho pra vencermos a Covid é a vacinação”, disse Carlos Gomes durante a Sessão.
O vereador Heldreiz Muniz (REDE) apoiou o requerimento e acrescentou que a medida facilitaria a vida de quem leva os idosos até os pontos de vacinação, uma vez que esses familiares trabalham durante a semana e muitas vezes têm dificuldades para encontrar um horário livre.
“Alguns deles (idosos) são levados aos postos de vacinação por amigos e familiares que também trabalham durante o dia. Então ter a oportunidade nos finais de semana de fazer talvez um drive-thru, algum esquema de vacinação, onde agilize todo esse processo e que ajude também as pessoas nesse momento de dificuldade” afirmou.
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
O diretor do Departamento de Saúde, Dr. Fernando Delatti, considera que a medida proposta pelos vereadores não é necessária, porque São João da Boa Vista tem bons números de vacinação e aplica todas as doses disponíveis durante os dias de semana.
“O número de vacinas é utilizado totalmente durante os dias de semana. As equipes dão conta daqueles perfis vacinais que vão receber a vacina de maneira integral, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de estender pelo final de semana, porque não temos nem volume de vacinas para isso. Quanto a porcentagem de vacinados, São João é a campeã regional, com 15% da população vacinada”, disse o Diretor de Saúde.
A respeito da questão do transporte dos idosos levantada pelo vereador Heldreiz Muniz, Delatti ponderou que, em caso de dificuldade de locomoção, as Unidades de Saúde levam o imunizante até as residências.
“Todo aquele idoso que porventura não tenha condições de se deslocar até a Unidade de Saúde onde é feita a vacinação, comunica essa Unidade e uma equipe do Departamento vai até a casa dessa pessoa para vaciná-la lá. Então nós não estamos tendo problema nesse sentido”, salientou.