Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Seis vereadores da Câmara Municipal de São João da Boa Vista pediram a abertura da ‘CPI do Cemitério’, com o objetivo de averiguar irregularidades e apurar responsabilidades a respeito de denúncias feitas por coveiros contra o Diretor do Cemitério Municipal, Danilo Galhardo.
Os edis se baseiam em relatos de funcionários do cemitério, que acusam Galhardo de ter feito ameaças e tomado atitudes que constrangeram os trabalhadores.
Há também denúncias sobre possíveis irregularidades em sepultamento de corpos na quadra 6 do cemitério, na falta de identificação em túmulos, no uso de funcionários para consertar carro particular e também em uma suposta construção de uma piscina na casa do Diretor do cemitério.
AUTORES DO PEDIDO
A CPI é uma iniciativa dos vereadores Júnior da Van, Pastor Carlos, Titi, Claudinho, Gustavo Belloni e Bira. Segundo Júnior, o próprio Danilo Galhardo é favorável a abertura da comissão para que os fatos sejam esclarecidos.
O requerimento com o pedido de abertura da comissão foi lido na sessão de ontem (29) e, por decisão da maioria dos vereadores, ainda passará por análise da Comissão de Justiça e Redação.
No entanto, essa decisão não foi bem aceita pelos autores do requerimento de abertura da CPI. Bira, por exemplo, questionou o motivo de a Câmara Municipal ter aberto seis CPIs de 2021 pra cá, e em nenhuma delas foi necessário o parecer da comissão.
Bira entende que a base da Prefeita Teresinha na Câmara está tentando barrar a CPI.
“Se essa casa não quer que fiscalize o poder executivo, então vocês vão me desculpar, mas pode diminuir o subsídio dos vereadores […] eu acho que vocês tentaram barrar (a CPI) […] se essa casa quer investigar, tem que ser aplaudida, porque ela quer trabalhar.”
GOMES ARGUMENTA
O Presidente da Câmara, Carlos Gomes, rebateu as falas de Bira. Ele alega que se baseia no regimento interno da casa e não quis julgar as decisões das outras CPIs, realizadas em um período em que não era Presidente da Câmara.
“O fato de enviar o documento pra comissão de justiça não é pra barrar CPI, pelo contrário. É enfatizar que se tivermos que fazer algo sério, faremos dentro da lei […] eu como presidente, desde quando assumi, estou cumprindo o regimento […] isso não quer dizer que estamos barrando CPI.”
Agora, o requerimento de abertura da ‘CPI do Cemitério’ receberá um parecer da Comissão de Justiça e Redação e, se for considerado que há legalidade, ela é instalada.
Vale lembrar que, recentemente, a ‘CPI da Educação’, pedida também por Júnior da Van, Pastor Carlos, Titi, Claudinho, Gustavo Belloni e Bira, foi encaminhada para a mesma comissão, que pediu para que o documento de abertura fosse refeito.
Reportagem publicada em: 30/05/2023