Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nos últimos meses, São João da Boa Vista tem sofrido com enchentes e alagamentos, principalmente na rua Oscar Janson e na Av. Brasília, que trazem diversos transtornos aos moradores dessas localidades.
O último caso ocorreu no sábado (25), em que famílias perderam móveis, eletrodomésticos e outros itens na rua Floriano Peixoto, no centro. Na Av. Brasília, a água invadiu o Boulevard, onde estão instalados restaurantes. De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de pessoas feridas.
E ontem (27), na sessão da Câmara Municipal, um dos assuntos abordados foi justamente as enchentes e alagamentos na cidade.
O vereador Carlos Gomes apresentou um projeto de lei que dá isenção de IPTU às famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas. Na visão dele, essa seria uma forma de aliviar um pouco a situação das vítimas.
“Estou propondo este projeto pois creio que será uma justiça. Já está tudo tão difícil e complicado, além do sofrimento que essa população passa. Seria uma forma de melhorar a situação deles”, afirmou Gomes.
O projeto sugerido por Carlos Gomes foi encaminhado para análise das comissões de justiça e finanças e, após isso, poderá entrar em votação.
Já o vereador Gustavo Belloni lembrou mais uma vez que uma das soluções para o problema das inundações seria a tão falada construção da represa próximo à Ponte do Arco. Ele relembrou que existe um documento chamado ‘Plano Diretor de Macrodrenagem do Município de São João da Boa Vista’, que aponta a importância da represa.
Contudo, a construção da represa segue indefinida. As últimas informações divulgadas dão conta que a licitação foi suspensa, sem data para retomada, porque uma das empresas participantes pediu impugnação do edital.
Além disso, os custos aumentaram consideravelmente: em 2020, a obra estava orçada em R$ 16 milhões. Em 2022, a Prefeitura estimava que o empreendimento custaria R$ 60 milhões.
Reportagem publicada em: 28/02/2023