Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A campanha de vacinação contra a gripe Influenza está abaixo do esperado nas cidades da região e as Prefeituras convocam a população a se imunizar.
São João da Boa Vista, Aguaí, Vargem Grande do Sul e Espírito Santo do Pinhal estão com índices bem abaixo dos 90%, que é a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
Em São João, somente 48,7% do grupo prioritário se vacinou.
Lembrando que o grupo prioritário é formado por crianças de 6 meses a 6 anos de idade, idosos, gestantes, mulheres que deram a luz há menos de 45 dias, professores, povos indígenas e pessoas com deficiência permanente.
A principal forma de prevenção é se imunizar, conforme destaca a Diretora em exercício do Departamento de Saúde de São João da Boa Vista, Nair Gomes Peretti Cremonesi.
“A vacinação contra a Influenza é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura, e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos. A vacina que temos disponível na rede pública protege contra três tipos de vírus gripe, e todas as pessoas acima de 06 meses de idade podem e devem tomar a vacina.”
Inicialmente, o Ministério da Saúde estipulou que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe ocorresse entre 10 de abril e 31 de maio. No entanto, com a baixa cobertura pelo país, a pasta autorizou que os municípios estendessem a duração para melhorar os índices.
Em São João, a campanha segue até o dia 30 de agosto nas Unidades de Saúde da cidade. A sala de vacinação funciona das 07h às 17h, e para facilitar para aqueles que não podem comparecer em horário comercial, a sala de vacina da Unidade de Saúde do Jardim São Paulo funciona até às 19h.
AGUAÍ
Em Aguaí, a cobertura de vacinação está em 46,42% nos grupos prioritários. Puérperas e professores estão com os menores índices.
Na cidade, a campanha também segue até o final deste mês de agosto para a população em geral, em todas as Unidades de Saúde, das 07h às 16h.
VARGEM GRANDE DO SUL
Em Vargem, o índice está um pouco melhor, mas ainda abaixo do esperado: 56,43% do público-alvo já se imunizou.
A cidade segue com a campanha durante este mês e os locais e horários são divulgados no decorrer da semana nas redes da Prefeitura.
ESPÍRITO SANTO DO PINHAL
Já em Pinhal, a cobertura é de somente 38,46%, o pior índice da região, com destaque para o baixo número de vacinados entre pessoas com deficiência, professores e crianças.
No município, a imunização ocorre de segunda à sexta-feira, das 09 às 16h, em todas as Unidades de Saúde.
Reportagem publicada em: 01/08/2023