Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O diretor de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de São João da Boa Vista, Reberson Menezes, participou do programa 2 em 1 nessa segunda-feira (13) para falar sobre seus primeiros dias como gestor da pasta, a atual situação do departamento e os projetos futuros para o município.
Também esteve presente o encarregado de relações da Prefeitura de São João com o Cemmil, César Batista.
Reberson acusou a gestão anterior do Executivo de esvaziar o departamento antes de realizar a troca de administração, e apontou uma série de supostas negligências que teriam sido cometidas pela equipe da ex-prefeita Teresinha Pedrosa, como o fato de todas as oito roçadeiras estarem inativas.
O diretor afirma que, ao assumir o departamento, havia disponível apenas um caminhão-caçamba, cinco membros da equipe de zeladoria para a cidade inteira, e o veículo que realizava as operações limpa-fossa estava quebrado.
Quanto ao número de membros nas equipes de zeladoria, Reberson afirma que, ao final da gestão de Vanderlei em 2020, havia 65 disponíveis, e que o número foi reduzido para cinco após a derrota de Teresinha nas eleições.
Nós estamos engessados, um pouco no escuro. [Em relação às] Contas, nós estamos no zero. Não temos dinheiro.
Reberson espera que, com a ajuda de César Batista, seja estabelecida uma contratação temporária dos serviços do Cemmil (Consórcio Intermunicipal Cemmil para o Desenvolvimento Sustentável) para suprir a demanda de São João para os próximos cinco meses, até que a situação seja estabilizada.
Para além do Cemmil, o diretor do Departamento de Meio Ambiente também cita a elaboração de um contrato emergencial para a realização de todos os serviços de zeladoria.
Reberson aponta que, desde o início do ano, uma série de manutenções já foram realizadas por São João da Boa Vista.
Dentre os locais, ele cita o piscinão da Vila Brasil, a ponte da Rua Campos Sales (que atualmente se encontra interditada) e algumas praças do município, como a Waldemar Junqueira Ferreira.
O diretor diz que, em breve, o bairro Solário da Mantiqueira deve receber uma atenção especial por conta dos seus três piscinões, que exigem um esquema específico de manutenção para serem limpos.
Quanto à construção da represa do rio Jaguari-mirim, Reberson pontua que essa é uma das principais missões do prefeito Vanderlei, que exigiu que todos os departamentos dedicassem parte de seus esforços para a concretização das obras.
Já deveria estar pronto, porém o projeto foi abandonado. Estamos correndo atrás de tudo.
Reberson cita a recente viagem do prefeito Vanderlei para São Paulo como um dos esforços para, ao menos, iniciar as obras, tendo em vista que o dinheiro e o contrato com a Caixa para o projeto foram liberados no fim do ano passado.
Matéria publicada em 13 de janeiro de 2025, às 21h27.