Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O caso de crianças que teriam tido problemas para achar vaga na UTI neonatal no sistema público de saúde causou uma discussão acalorada ontem (20), na sessão da Câmara Municipal de São João da Boa Vista.
O vereador Júnior da Van relatou que duas famílias estavam precisando de internação para um recém-nascido de 13 dias e um bebê de 2 meses. Ele afirma que tentou contato com o Departamento Municipal de Saúde de São João, mas não teve retorno sobre a solução do problema.
Dessa forma, o vereador foi à Santa Casa Dona Carolina Malheiros, onde as crianças estavam internadas, e registrou um boletim de ocorrência por conta da falta de vaga.
“Essa criança de 2 meses teve que ser intubada, pois não teve um tratamento adequado na Santa Casa e no Departamento de Saúde, não pelos médicos e enfermeiras, mas sim por não ter recursos”.
Júnior da Van afirmou que, dois dias depois, o recém-nascido, que já estava com 15 dias de vida, ainda estava sem vaga na UTI neonatal. Ele conta que teve que intervir mais uma vez.
“Fui atrás de resolver e inclusive me pronunciei em rede social. O que aconteceu? À tarde a criança estava indo pra Mogi Guaçu. Quer dizer então que precisa alguém intervir pra resolver?”.
Ouça o pronunciamento de Júnior da Van na íntegra:
Do outro lado, a vereadora Aline Luchetta afirmou que também já recebeu pedidos urgentes de vagas na UTI neonatal, mas que a competência para solucionar a questão é do Departamento Regional de Saúde, por meio do sistema Cross, e não o Departamento Municipal de Saúde.
A vereadora ressaltou que recorrer ao Departamento Regional de Saúde é a forma legal de providenciar as vagas.
“Eu compreendo que a população entre em contato com todos nós […] mas a gente depende do DRS (Departamento Regional de Saúde), pra que a gente trabalhe legalmente”.
EMBATE ENTRE VEREADORES
Até então, a discussão estava tranquila. No entanto, o vereador Claudinei Damálio entrou na conversa e reforçou as informações ditas pela Aline Luchetta. Damálio se referiu diretamente ao vereador Júnior da Van, dizendo que ele deveria se informar melhor.
Claudinei Damálio ainda disse que Júnior e a oposição votaram contra a construção da UTI neonatal no ano passado. Ele se refere ao empréstimo de R$ 35 milhões pedido pela Prefeitura para execução de 24 obras, que gerou muita polêmica em 2022.
“Não é o Departamento de Saúde de São João da Boa Vista que arruma vaga na UTI neonatal […] nobre vereador (Júnior da Van), antes de ficar falando no microfone, passa a saber certinho o que está acontecendo”.
Ouça o pronunciamento de Claudinei Damálio na íntegra:
Júnior rebateu e relembrou que votou contra o empréstimo porque não concordava com outras obras previstas. O vereador sustentou que se o empréstimo fosse apenas para construir a UTI neonatal, ele seria a favor.
DISCUSSÃO ACALORADA
Depois desse debate, a conexão da internet da Câmara Municipal caiu e a transmissão online foi paralisada. Com isso, o Presidente da casa, Carlos Gomes, decidiu suspender a sessão. Nesse tempo de pausa, Júnior da Van e Claudinei Damálio tiveram um desentendimento. Questões aparentemente pessoais foram abordadas pelos vereadores.
Após toda a discussão, o vereador Júnior da Van informou que as crianças que precisaram das vagas na UTI neonatal passam bem.
Reportagem publicada em: 21/03/2023