Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Câmara Municipal de São João da Boa Vista aprovou, em Sessão Extraordinária realizada nesta terça-feira (9), o nome de Sérgio Venício Dragão para o cargo de superintendente do São João Prev, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos da cidade.
A decisão, tomada após duas horas de debates, já foi encaminhada à Prefeitura, que deve oficializar a nomeação nos próximos dias.
Durante a sabatina, Sérgio, mestre em Ciências Contábeis, apresentou sua trajetória profissional, fez uma análise da atual situação do São João Prev e adiantou algumas das medidas que pretende implementar.
Apesar da aprovação, a indicação gerou controvérsias. Na última semana, portais da cidade repercutiram acusações de que Sérgio teria sido envolvido em um suposto esquema de fraude que prejudicou aposentados e pensionistas durante sua gestão anterior, entre 2019 e 2021.
Na ocasião, o instituto registrou déficits em seus rendimentos, que levantaram suspeitas de movimentações irregulares.
Questionado pelos vereadores, Sérgio atribuiu os déficits às oscilações do mercado financeiro durante a pandemia da COVID-19 e afirmou que a multa aplicada por suposta má gestão foi anulada.
Sobre o futuro do São João Prev, Sérgio apontou a Reforma da Previdência como fundamental para mitigar riscos financeiros. Ao mesmo tempo, o cientista contábil disse que as variações do mercado nos anos de pandemia da Covid-19 foram as responsáveis por gerar déficits nos anos de 2020 e 2021.
Como solução para a imprevisibilidade do mercado, Sérgio cita a atual carteira de investimentos do São João Prev, que possui 60% dos ativos investidos em tesouro direto, que representam risco quase nulo.
A aprovação de Sérgio contou com apenas um voto contrário, do vereador Rui Nova Onda (União), que justificou sua posição alegando que precisava de mais tempo para analisar documentos relacionados às denúncias de corrupção.
Agora, com a aprovação legislativa, resta à Prefeitura formalizar a nomeação de Sérgio Dragão. Até a última atualização, o processo não havia sido publicado no Diário Oficial da prefeitura.
Matéria publicada em 10 de janeiro de 2024, às 11h49.