Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura de São João da Boa Vista decidiu abrir uma licitação para selecionar uma nova instituição bancária para fazer o pagamento dos salários dos servidores municipais.
A medida tem gerado bastante polêmica, uma vez que desde 1994, o pagamento da folha salarial é feito pela Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São João da Boa Vista (CREDIVISTA). A instituição foi criada e é gerida pelos próprios servidores.
O QUE DIZ O SINDICATO
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, em nota, pediu a prorrogação do prazo da licitação, a fim de possibilitar uma discussão mais abrangente. Confira a nota na íntegra:
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João da Boa Vista solicitou para a Prefeitura de São João no dia 5 de janeiro a prorrogação do prazo que visa contratar uma instituição financeira bancária para gerenciar o processamento da folha de pagamento, a fim de possibilitar uma discussão mais abrangente, já que a Prefeitura se reuniu algumas vezes com a Credivista e o sindicato não foi convidado para participar, mas vem sendo cobrado pelos associados.
Queremos entender a legalidade e ajudar a buscar alternativas que não impactem a vida dos nossos servidores, e em especial nossos associados que são cooperados.
Compreendemos a necessidade em buscar cumprir as exigências legais, no entanto, observamos que a transição para outra instituição bancária pode impactar os cofres da cooperativa, podendo acarretar prejuízo para todos os demais associados.
Estamos abertos ao diálogo e comprometidos em colaborar para encontrar soluções que atendam aos interesses dos nossos associados.
LEGISLATIVO
O vereador Júnior da Van se posicionou através de uma publicação nas redes sociais.
“O Credivista não tem um dono, um banqueiro que só pensa em lucros. O Credivista foi criado por servidores, para os servidores. “Vender” o Credivista é fazer com que ele se torne refém da Prefeitura e os servidores se tornem reféns dos grandes bancos. Reafirmo meu apoio para tentar reverter esta venda que vai totalmente contra os anseios dos servidores”, disse Júnior.
O QUE DIZ O CREDIVISTA
Nossa reportagem entrou em contato com o Credivista. Por telefone, o gerente, que se identificou como Delvo, informou que o Departamento Jurídico da cooperativa está agindo para tentar o cancelamento da licitação.
Contudo, ele afirmou que mesmo se houver a troca para outra instituição bancária, o Credivista e cooperados não sofrerão prejuízos graves.
Delvo completou dizendo que a cooperativa deve se pronunciar assim que o processo jurídico de cancelamento da licitação se encerrar.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A prefeita de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroza, publicou um vídeo justificando que a licitação para a seleção de uma nova instituição bancária é uma questão de legalidade.
“Essa licitação já foi feita 6 anos atrás. Porém, agora que terminou esse contrato, nós fomos ver a legalidade […] então nós estamos fazendo o processo licitatório, onde inclusive o Credivista pode participar”, afirmou Teresinha.
A prefeita garantiu que, ainda que outro banco passe a fazer o pagamento da folha salarial, cada servidor poderá escolher se quer ou não continuar recebendo por meio do Credivista.
“É importante deixar bem claro que qualquer agência que ganhar essa licitação, o funcionário que quiser continuar com o Credivista pode fazer a portabilidade. O funcionário não terá nenhum prejuízo”, concluiu.
Reportagem publicada em: 11/01/2024