Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O encontro foi organizado pela empresa sanjoanense Energy Source. A Vânia, psicóloga responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa, relata que o evento atraiu muitos participantes, o que mostra a importância de se falar sobre sustentabilidade.
“Eu percebo uma mudança positiva na sociedade. Internamente, a gente vê, porque a gente trabalha com isso. Então a gente se envolve com sustentabilidade nos mínimos detalhes. Na separação de lixo internamente, então a gente e já tem uma coleta seletiva com a própria equipe. Consequentemente as pessoas estão em outros ambientes e certamente elas vão levar essa cultura onde quer que elas estejam”, disse.
Ouça abaixo a entrevista completa da Vânia, psicóloga responsável pelo setor de Recursos Humanos da Energy Source.
TUK-TUK
Uma das principais atrações do Encontro de Sustentabilidade, Inovação e Eletromobilidade foi a presença de tuk-tuks elétricos, que são uma espécie de triciclo. O veículo foi trazido pela empresa Cicloway, sediada em São Paulo (SP).
A proposta do tuk-tuk elétrico é oferecer economia e entregar resultados semelhantes aos dos carros. É o que explica o João, diretor da Cicloway.
“Na nossa forma de ver, o [tuk-tuk] elétrico é pensado para os centros urbanos como menos é mais. Por exemplo, eu tenho um tuk-tuk de carga, que é o formigão, que pesa 300 quilos e ele leva 600 [quilos]. Então ele leva o dobro do peso dele. (…) Na Índia, na China o governo subsidiou tuk-tuks, primeiro rick shaws, premir movidos a andar, depois a pedal e hoje, tuk-tuks elétricos. O tuk-tuk, querendo ou não, ele tem a mesma capacidade de carga, por exemplo, que uma Fiorino, mas ele custa um terço do preço”, analisou.
De acordo com o João, existem por volta de 2 mil tuk-tuks elétricos no Brasil – mil deles fabricados e comercializados pela Cicloway. E a empresa tem um foco maior na locação.
“Hoje a gente faz a mobilidade como solução. Então eu vendo, mas meu foco maior é a locação. Então o meu cliente ele não precisa comprar meu ativo, ter que mobilizar aquele recurso. Ele paga de acordo com o que ele vai usando ao longo do mês”, explicou.
ESTRUTURA
João avalia que o estado de São Paulo tem uma boa estrutura para trabalhar com veículos elétricos, mas o Brasil ainda precisa evoluir para aderir melhor às inovações.
“Hoje, a infraestrutura do estado de São Paulo para reabastecimento é a melhor do Brasil. Então, além de ter a questão da autonomia. Hoje você conseguiria ir daqui [São João da Boa Vista] até São Paulo com uma carga de bateria e talvez até voltar, talvez seja uma das estradas que tem mais alternativas para se fazer a recarga. E a recarga é um ponto fundamental para o acesso e para a usabilidade do veículo elétrico. Uma coisa que as pessoas acabam pensando é ‘e se acabar a bateria no meio do caminho?’, e se ‘eu chegar lá e não tiver um posto de recarga?’ Então hoje é uma realidade que, principalmente, o estado de São Paulo já está mudando e as cidades do interior aderindo cada vez mais”, analisou.
Ouça abaixo a entrevista completa do João, diretor da empresa Cicloway.
MAIS EVENTOS
Com a reunião de segmentos variados da tecnologia sustentável, os organizadores do encontro de Sustentabilidade, Inovação e Eletromobilidade pretendem promover mais eventos do tipo, como destaca a Vânia, psicóloga responsável pelo setor de Recursos Humanos da Energy Source.
“Esse é o primeiro, por isso nós fizemos questão de destacar que é o primeiro encontro e certamente faremos outros para colocar em pauta mesmo esse assunto envolvendo mesmo vários atores sociais, empresários, sociedade civil, poder público. Nosso interesse é que as pessoas se engajem por um objetivo comum”, avaliou.
Matéria publicada em 14/08/2023