Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Departamento de Saúde de São João da Boa Vista (SP) confirmou que 11 pessoas tomaram a 1ª dose da vacina contra a covid-19 e, mesmo assim, morreram por conta da doença. Ainda segundo o Departamento, dois pacientes que receberam a 2ª dose não resistiram às complicações da covid.
A Assessora Técnica do Departamento de Saúde, Ludmila Barros Zan, explica que essas mortes foram registradas porque os pacientes contraíram o vírus em um período em que a vacina ainda não tinha produzido efeito.
“Nós analisamos, também, as datas. Então esses dois óbitos que ocorreram, mesmo com duas doses de vacina, eles aconteceram antes do prazo da vacina se tornar efetiva na sua proteção total. Um deles os sintomas começaram um dia depois da segunda dose e o outro caso foi em torno de 10 dias depois da segunda dose. E a gente sabe que o prazo para que a pessoa seja imunizada na sua totalidade é um prazo maior que 15 dias, até 21 dias a gente espera uma segurança maior” explicou.
Ludmila reforça que as vacinas são eficazes, mas é necessário aguardar o tempo para que elas tenham efeito. Por essa razão, é fundamental que os protocolos de higiene sejam mantidos, mesmo após o recebimento de alguma dose dos imunizantes. e quem tomou a primeira dose precisa ter, ainda, um outro cuidado: tomar a segunda dose.
Em São João da Boa Vista, 489 pessoas não foram aos postos de saúde na data prevista para receber o reforço. Ludmila pede que a população preste bastante atenção nos prazos.
“Tem que ter atenção, porque uma dose só não protege na sua efetividade total. Se perder muito o prazo (de tomar a 2ª dose) do que é esperado em estudo, a gente não sabe como que é essa reação e como vai ficar a proteção”, salientou.
Mesmo com atraso, a recomendação é que os pacientes procurem as Unidades de Saúde para receberem a 2ª dose. Ludmila explica que os esquemas de vacinação em geral têm de ser completados a qualquer tempo. Com a imunização da covid o raciocínio é o mesmo.
“A gente entende que é melhor a pessoa tomar a 2ª dose atrasa do que ela não tomar. Então essas pessoas que ainda não tomaram a 2ª dose e que já passou do prazo, não devem desistir”, afirmou.
Segundo dados do vacinômetro divulgado na segunda-feira (26), São João da Boa Vista aplicou a 1ª dose em 20,41% da população e a 2ª dose em 12,68%.