Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Moradores de São João da Boa Vista estão reclamando da situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade. De acordo com relatos ouvidos pela nossa reportagem, no último sábado (14), vários pacientes, inclusive idosos e gestantes, tiveram que aguardar por mais de 4 horas para receberem atendimento, enquanto estavam com febre e dores.
Munícipes também relataram que a UPA estava lotada e que havia menos médicos do que estava previsto na escala daquele dia. Há reclamações ainda que medicamentos para pressão alta estão em falta. A saúde sanjoanense é, constantemente, alvo de reclamações por parte da população, que segue cobrando soluções.
Em nota, o Departamento de Saúde afirmou que, no último sábado (14), dois médicos clínicos que estavam escalados para serviço não compareceram à UPA. Ao saber da situação, a diretoria do Departamento de Saúde, junto aos membros do Instituto Dra. Rita Lobato, colocou mais dois médicos substitutos para atendimento.
Segundo a pasta, o atraso nos atendimentos ocorreu devido ao acúmulo de pacientes, mas após a chegada dos médicos substitutos, tudo retornou à normalidade. O Departamento de Saúde disse que a UPA de São João conta com o diferencial da dispensação de medicamentos, o que não faz parte do programa federal.
O Departamento solicitou uma compra emergencial, tendo em vista que grande parte destes medicamentos são de aquisição e distribuição do Governo Estadual, evitando e amenizando a escassez de medicamentos.
O Jornal da 92 segue acompanhando a situação do sistema de saúde de São João da Boa Vista.
Reportagem publicada em: 20/05/2022