Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Já está no ar o novo site do Banco Central para o cidadão consultar eventuais valores esquecidos em bancos. Para acessar o site Sistema Valores a Receber, o SVR, é só acessar valoresareceber.bcb.gov.br
Neste primeiro momento, será possível apenas saber se há ou não dinheiro esquecido em contas que foram encerradas ou de restituição de cobranças indevidas. Para isso, basta acessar o site e informar o CPF e a data de nascimento ou CNPJ e a data de abertura da empresa. Depois disso, o sistema indicará se você possui ou não dinheiro para receber.
Para quem tem valores pendentes, o site ainda não aponta qual o montante. O sistema vai informar uma data para que o cidadão volte a acessar o site para conferir valores e solicitar o resgate, como mostra a imagem:
As datas serão agendadas conforme o ano de nascimento ou da criação da empresa, de acordo com o calendário abaixo:
Para aqueles que não têm valores a receber, aparece a seguinte mensagem, dizendo para refazer a consulta no dia 2 de maio:
Para resgatar os valores, o usuário deve ter um cadastro no site Gov.br. A conta tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro. Será necessário ter nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos. Ao fazer o login no Gov.br, o cidadão já é informado do nível da conta. Para aumentar o nível, basta seguir as instruções ou entrar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.
Depois, o cliente deve voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e usar seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente. O dinheiro será depositado em até 12 dias úteis após a solicitação de resgate.
Por último, é sempre importante o alerta com relação a golpes. O Banco Central informa que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou confirmar dados pessoais. Caso receba contato telefônico ou por aplicativos e redes sociais, desconsidere.
Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Não faça nenhum tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
Reportagem publicada em: 15/02/2022