Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em São João da Boa Vista foi descartado após conclusão do teste do Instituto Adolfo Lutz.
O resultado negativo do exame chegou a São João na terça-feira (09), e a informação foi divulgada ontem (10) pelo Departamento de Saúde. Com isso, o município continua sem nenhum caso confirmado da doença.
O caso suspeito havia sido identificado na última quinta-feira (04) e tratava-se de um adulto do sexo masculino, mas não foram divulgados detalhes do estado de saúde do paciente.
A varíola dos macacos já atingiu 67 municípios do estado de São Paulo, após dois meses do primeiro caso registrado na capital paulista. Já no Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas confirmou um caso no dia 1° de agosto.
O QUE É A VARÍOLA DOS MACACOS?
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, linfonodos inchados, calafrio e exaustão.
O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.
Reportagem publicada em: 11/08/2022