Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Paxlovid, remédio contra a Covid-19 fabricado pela Pfizer, que começou a ser vendido nas farmácias com preço acima de R$ 4.600,00, já está disponível na rede de saúde pública de Vargem Grande do Sul.
O município recebeu ao todo 25 unidades. Segundo a Prefeitura, o tratamento será realizado nos pacientes de acordo com as prescrições médicas, pois existem ressalvas para o uso desse medicamento.
QUEM PODE UTILIZAR?
O Paxlovid deve ser usado na fase inicial da Covid-19. Não é indicado e não é eficaz na fase tardia ou quando já existe falta de ar ou necessidade de oxigênio.
Segundo a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o medicamento deverá ser utilizado somente por adultos com quadros leves a moderados, e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid grave.
COMO RECEBER PAXLOVID PELO SUS?
Para ter acesso ao medicamento pelo SUS, além de se enquadrar no perfil do público-alvo especificado pelo governo, o paciente deve ter um exame positivado (o que não inclui o autoteste) e a prescrição médica, realizada por meio de um formulário disponível no site do Ministério da Saúde. Com a documentação de liberação em mãos, o paciente pode ir a um posto indicado e retirar o tratamento.
Estudos clínicos mostraram que o Paxlovid pode reduzir em até 89% a possibilidade de hospitalização ou morte em pacientes com quadros leves e moderados.
Reportagem publicada em: 16/01/2023