Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O reitor da UNIFAE, Dr. Marco Aurélio Ferreira, esteve nos estúdios da 92FM São João nessa sexta-feira (8) e concedeu uma entrevista ao programa “2 em 1”, na qual falou sobre os destaques da universidade em 2024 e as perspectivas para o ano que vem.
Marco também elaborou sobre o caso ocorrido em julho desse ano no qual sua eleição como reitor para o novo ciclo de 2024 a 2028 foi contestada pela Prefeitura de São João da Boa Vista, que tentou emplacar um reitor interino em seu lugar.
O reitor da UNIFAE aponta o Vestibular 2025 como uma grata surpresa para a administração da faculdade, já que o número de inscritos e de matrículas foi bastante superior aos anos anteriores, em especial após a pandemia da Covid-19.
Marco relata, inclusive, que há pelo menos oito anos, não via tantos pais e alunos presentes na faculdade para realizar todos os trâmites da matrícula, e que muitos dos responsáveis também haviam se formado na UNIFAE, explicitando a tradição da instituição.
Recém-chegado do Uruguai, o reitor explica que grande parte da motivação para essa viagem se deu para fortalecer a relação entre a UNIFAE e universidades estrangeiras, além de aprender sobre as dinâmicas de ensino do país.
Marco chegou a citar brevemente a possibilidade um intercâmbio entre alunos brasileiros e uruguaios, porém o programa ainda não foi oficialmente confirmado.
Eleita pelo Ministério da Educação como o melhor centro universitário municipal do Brasil em 2024, a UNIFAE pretende manter o título apostando na expansão das relações da universidade com as empresas de todo o país.
A ideia, segundo o reitor, é dar oportunidade de estágio para os alunos, que devem colocar os ensinamentos na prática ao atuar dentro dessas empresas.
Marco Aurélio aponta que, mesmo após uma série de tentativas de diálogo com a Prefeitura de São João da Boa Vista, o Executivo insistiu na tese de que a eleição deveria ter oferecido mais de um nome possível para o cargo de reitor da UNIFAE.
Com isso, os nomes de Marco Aurélio e Alice Orrú foram rejeitados pela Prefeitura, que ainda em julho selecionou um profissional sem doutorado, sem o tempo mínimo de atuação na UNIFAE e que sequer participou como candidato durante as eleições, critérios que são exigidos no Edital 04/2024.
Por meio de um mandado cível expedido pela 2ª Vara do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Conselho Universitário conseguiu validar a eleição de Marco e Alice, que tomaram posse no dia 1º de setembro de 2024.
O reitor explica que a maior preocupação dos professores e da administração da UNIFAE era que, caso o processo se alongasse, não seria possível movimentar os profissionais e o orçamento da universidade, impedindo que diversos serviços pudessem ser realizados, como por exemplo, o atendimento nas unidades de saúde de São João.
O trecho da entrevista em que o Dr. Marco Aurélio fala sobre o tema pode ser ouvido logo abaixo.
Desde o início da polêmica quanto à eleição da reitoria, a Prefeitura de São João da Boa Vista nunca se manifestou sobre o assunto.
A UNIFAE é uma autarquia, ou seja, possui autonomia para gerir seus recursos e organizar seu quadro de funcionários. No entanto, os cargos de reitor e vice-reitor da universidade ainda exigem a nomeação por parte da Prefeitura, mesmo após eleitos.
Em caso de pronunciamento oficial por parte do Executivo quanto ao tema, essa matéria será atualizada.
Matéria publicada em 8 de novembro de 2024.