Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O reitor da UNIFAE, Dr. Marco Aurélio Ferreiro, fez duras críticas à atuação dos vereadores em relação à instituição de ensino durante a 6ª Sessão Ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (24).
A universidade, por ser uma autarquia municipal, deve prestar contas à Câmara, e o reitor expressou insatisfação com a falta de atenção da Casa de Leis aos requerimentos da instituição.
Durante o espaço da Tribuna Livre, Marco Aurélio criticou o que classificou como descaso dos vereadores diante das demandas da UNIFAE.
O reitor apontou que a importância da universidade para o município é refletida na quantidade de atendimentos oferecidos gratuitamente à população. Segundo ele, no ano de 2024, foram registrados quase 3.000 na clínica-escola de psicologia, quase 4.000 na de odontologia, e na medicina, quase 45.000 entre ambulatório, UBSs, Samu e UPA.
Marco disse que a UNIFAE não recebe um único centavo da Prefeitura de São João, e que todo o rendimento vem das mensalidades dos alunos. Porém, a contratação de novos profissionais e o aumento dos salários depende das devidas aprovações.
“A UNIFAE tem um orçamento de R$ 70 milhões. […] Eu gostaria de entender como que essa casa pode pensar que uma instituição de ensino pode ficar quase dois anos sem secretaria-geral, sem chefe de financeiro, chefe de RH, de licitação, de compras, de contabilidade, entre outros cargos.”
Após o encerramento do tempo estabelecido para sua fala, ele permaneceu na tribuna e adotou um tom mais pessoal em seu discurso.
Ele afirmou que os vereadores escolheram assim ser, e necessitam agir como tal, tendo responsabilidade sobre os atos executados na Câmara.
Marco citou uma suposta perseguição nos últimos quatro anos que teria ocasionado a total estagnação da faculdade, já que ela não consegue oferecer salários compatíveis ao mercado, nem contratar profissionais necessários para o seu bom funcionamento.
“A UNIFAE foi isolada na gestão passada. Todos os nossos projetos ficaram parados nessa casa […], e nem por isso deixamos de atender os pacientes.”
Ao término de sua manifestação, o reitor foi aplaudido pelos profissionais da UNIFAE que acompanhavam a sessão, alguns dos quais chegaram a gritar palavras de ordem pedindo respeito.
Membros da equipe da universidade confirmaram que dois pedidos de reunião foram encaminhados à Câmara, um em janeiro e outro há cerca de 15 dias, mas ambos teriam sido ignorados.
O discurso completo de Marco Aurélio está disponível no canal oficial da Câmara de São João da Boa Vista no YouTube. Sua fala tem início aos 01:27:29, e tem cerca de 12 minutos.
Além da participação do reitor, todos os projetos pautados na Ordem do Dia foram aprovados.
Matéria publicada em 25 de março de 2025, às 11h11.