Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na noite de abertura das comemorações dos 200 anos de São João da Boa Vista, uma notícia que impactou o público, principalmente os ligados em Cultura, foi a da reforma do Theatro Municipal.
Para saber mais detalhes, a reportagem da 92FM entrou em contato com João Pedro Ferian, diretor do departamento de Cultura.
Ferian esclarece que o orçamento para esta reforma foi feito com base nas necessidades urgentes do prédio, de acordo com um diagnóstico realizado pelo departamento de Cultura e profissionais especializados neste tipo de restauro. Pintura interna e externa, troca e manutenção do carpete são alguns dos serviços a serem feitos no equipamento.
A verba para bancar a obra em um empreendimento desta envergadura foi conquistada mediante edital do ProAC, programa de fomento à cultura.
“O ProAC é o número 35 de 2023, de patrimônio histórico, sendo desenvolvido um projeto com as necessidades urgentes e protocolado na Secretaria do Estado da Cultura. O trâmite é feito por meio de um edital de verba direta, podendo ser utilizada unicamente para este fim, sendo necessária análise e aprovação de uma banca de pareceristas”, justificou.
E acrescentou que a referida banca optou pelo projeto do Theatro sanjoanense, entendendo a relevância deste equipamento cultural para o município, bem como sua necessidade de preservação.
“Isso seguindo todos os protocolos exigidos por órgãos fiscalizadores, como por exemplo Condephaat e Condephic. O tempo que levamos para receber a aprovação foi de aproximadamente 2 anos, sendo que o projeto foi preparado e protocolado em abril de 2023, data em que abriu o edital, e o resultado saiu em setembro de 2023. No entanto, ainda dependia de aprovação e liberação do Condephaat, que demorou bastante e acabou saindo só em abril deste ano”, pontuou.
O diretor de Cultura lembra que, a partir de reuniões com o órgão, conseguiu-se a devida aprovação e liberação, “tudo dentro da legalidade e com objetivo principal de preservar e zelar pelo nosso Theatro Municipal seguindo todas as exigências destes órgãos responsáveis.”
Segundo Ferian, a estimativa é que o início do restauro seja na segunda quinzena de junho ou início de julho, com a entrega em outubro, a princípio. “A empresa responsável vai depender muito do desenvolvimento das pinturas, do tempo, chuva, condições climáticas, mas se tudo der certo, até no máximo setembro e outubro, o projeto será entregue com maestria.”
Ele adianta que, como forma de celebração e objetivando o fomento direto ao cenário cultural local, a empresa responsável pela obra oferece como contrapartida dois eventos culturais no Theatro, além de uma oficina – a serem agendados pelo departamento de Cultura, disponibilizados de forma gratuita a toda a população.
“É importante frisar que um projeto desta magnitude demanda tempo, pois depende de aprovação dos órgãos responsáveis por preservar o patrimônio histórico. Não é simplesmente verificar a necessidade e realizar uma obra. O Theatro Municipal é um equipamento cultural tombado e toda e qualquer intervenção necessita de análise e aprovação dentro dos meios legais”, destacou, completando que os restauros serão feitos de modo a respeitar todas as exigências e precauções para que o bem público seja preservado.