Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Receita Federal recebeu 45.849 declarações de Imposto de Renda, juntando São João da Boa Vista, Aguaí, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal e Vargem Grande do Sul. O número superou as expectativas do fisco.
Em Aguaí, eram previstas 4.999 declarações, mas foram feitas 5.340. Em Águas da Prata, foram entregues 1.654 declarações, ultrapassando a expectativa, que era de 1.567.
Espírito Santo do Pinhal teve 9.585 declarações de Imposto de Renda e eram esperadas 9.110. Em São João da Boa Vista, 22.001 contribuintes declararam o imposto e a previsão era de 20.364.
E por fim, Vargem Grande do Sul contabilizou 7.269 declarações, superando a expectativa, que era de 6.918. Os dados foram contabilizados pelo fisco até a última terça-feira (31), data limite para a declaração.
Quem perdeu o prazo ainda pode declarar o imposto, mas estará sujeito ao pagamento de multas, conforme explica o contador Geovane Francisco.
“A multa é de 1% ao mês em cima do valor do imposto devido. Lembrando que a multa mínima é de R$165,74, e o máximo se equivale a 20% do valor total do imposto devido. Como é 1% ao mês, isso vai sendo corrigido mensalmente de acordo com o atraso”, explica Francisco.
O contribuinte tem até 30 dias para pagar a multa. Se não o fizer, começam a ser cobrados juros baseados na Taxa Selic. O contador ressalta que, caso o contribuinte decida não declarar o Imposto de Renda, perderá vários direitos e ficará com o CPF bloqueado.
“Você não consegue tirar passaporte, prestar concursos públicos, pegar empréstimos e abrir contas bancárias, por exemplo. O CPF fica bloqueado até que a situação seja regularizada perante a Receita Federal”, esclarece Francisco.
Agora, além de continuar recebendo as declarações em atraso, a Receita Federal realiza a restituição do Imposto de Renda. O primeiro lote já foi pago na última terça-feira a mais de 3 milhões e 380 mil contribuintes. O pagamento do segundo lote será feito em 30 de junho, do terceiro em 29 de julho, do quarto lote no dia 31 de agosto e do quinto lote em 30 de setembro.
Vale destacar que, a partir do segundo lote, o pagamento é feito com base na data de entrega do imposto. Ou seja, quanto mais cedo a pessoa declarou, mais cedo recebe a restituição. Para saber se tem imposto a ser restituído, basta o contribuinte acessar www.gov.br/receitafederal/pt-br ou baixar o aplicativo para celulares e tablets.
Reportagem publicada em: 03/06/2022