Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi realizada nesta segunda-feira (14) a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São João da Boa Vista.
Antes do início da transmissão oficial, que começou por volta das 18h40, os vereadores participaram de uma sabatina com o superintendente do São João Prev, Sérgio Dragão. Ele apresentou dados sobre as movimentações da instituição nos últimos meses e respondeu a perguntas feitas pelos parlamentares.
.
.
A Sessão teve início com o plenário completamente cheio — a maioria do público era composta por alunos, professores e profissionais ligados à UNIFAE. Todos estavam presentes para acompanhar a votação do Projeto de Lei nº 17/2025, que trata da criação de um sistema próprio de controle interno da universidade.
No entanto, a proposta foi retirada de pauta de forma repentina e sem justificativa oficial no fim da Sessão, o que causou surpresa e frustração entre os presentes.
Questionados pela nossa equipe e por representantes da UNIFAE, alguns vereadores alegaram apenas que “havia dúvidas quanto a alguns termos do documento” e prometeram que um novo ofício seria encaminhado nesta terça-feira (15).
.
.
A 9ª Sessão Ordinária marcou a estreia do Pastor Carlos (Avante) como vereador na nova legislatura.
Ele entra como suplente do vereador Titi (Avante), que deixou o cargo na semana passada para ocupar a direção do Departamento de Habitação da Prefeitura de São João da Boa Vista.
Em seu primeiro discurso na Tribuna, Carlos agradeceu a Deus e ao apoio de sua família, e disse que “não há autoridade que não venha de Deus”. O agora vereador citou que pretende utilizar do seu cargo para servir à população e “avançar com políticas públicas que levem dignidade às famílias e respeito à comunidade”.
Carlos Alberto da Cruz foi vereador de 2021 a 2024, e agora retoma o posto até o fim da legislatura vigente, ou até um eventual momento em que Titi decida abdicar do seu cargo no Executivo e retornar à Câmara.
.
.
Outro destaque da noite foi o Requerimento n° 244/2025, apresentado pelo vereador Carioca (Republicanos), que trata da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de São João da Boa Vista. O documento pede para que a instituição incentive ações dos comerciantes locais.
O vereador Alexandre Sassarão (Rede) pediu espaço para deliberar sobre o assunto, e disse que ACE de São João é uma das mais atuantes do Estado, citando como exemplo a realização da Parada de Natal, evento promovido no mês de dezembro há anos e que movimenta a economia da cidade por meio do turismo.
Sassarão, que foi diretor da ACE por cerca de dez anos, afirmou que a associação tem grande dificuldade quanto à conscientização dos empresários em relação ao fortalecimento de vínculos entre eles próprios, já que apenas 1/3 está inscrito na ACE.
Carioca rebateu Sassarão, dizendo que “o comércio da (rua) Adhemar de Barros está morrendo”, e que não vê incentivo nenhum da ACE para resolver essa questão.
Ele alega que os próprios lojistas reclamaram quanto à atuação da Associação Comercial, e sugeriu que os associados fossem “de loja em loja” coletar as demandas dos empresários do ramo.
Sassarão finalizou dizendo que essas e outras ações já foram feitas, e convidou Carioca a visitar a ACE para ver de perto como a instituição atua em São João.
.
.
Confira a transmissão da 9ª Sessão Ordinária na íntegra.
.
Matéria publicada em 15 de abril de 2025, às 12h04.