Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na última sexta-feira (01), teve início a 47ª edição da Eapic, em São João da Boa Vista. O tradicional evento voltou a ser realizado após dois anos de pausa por conta da pandemia da Covid-19.
A festa começou com a cerimônia de abertura na manhã de sexta-feira (01), com a presença de diversas autoridades do município, como a Prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza e vereadores. Também estiveram presentes o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Francisco Maturro, e os organizadores do evento.
À noite, ocorreu a prova dos Três Tambores, que testa a velocidade dos cavalos. E, logo na sequência, o primeiro show musical com a dupla Jorge e Mateus. Depois, a festa ainda contou com os shows de DJ Wan Baster e de Double Shot.
No sábado (02), as atividades começaram às 9h com a “Cãominhada” e a competição de cães, novidades da Eapic deste ano. Logo após, foi aberto o simpósio de agronegócios com palestras de pessoas que atuam no setor.
Ao meio-dia, mais uma competição envolvendo cavalos: o Ranch Sorting, que também teve prova a partir das 20h30. Na sequência, foi realizada mais uma prova dos três tambores. E aí, vieram as três atrações musicais: Maiara e Maraísa, Zé Neto e Cristiano e DJ Sevenn.
Após o fim da segunda noite, diversos internautas foram às redes sociais para fazer críticas à organização do evento.
Segundo os relatos, as filas para a entrada no recinto estavam muito longas e o deslocamento na Área Vip estava comprometido por conta da quantidade de pessoas. Houve também reclamações sobre longas filas nas barracas de bebidas. Os internautas ainda apontaram que os banheiros femininos eram insuficientes.
Nós levamos as críticas para organização da Eapic, com o intuito de saber se alguma ação estava planejada para que houvesse uma melhora no evento. Porém, até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta.
E ontem (03), o dia começou com a prova de marchas de muares e equinos. Teve ainda o “Primeiro Aberto Eapic de Truco” e o “Pedala Eapic”, evento que reuniu ciclistas da região. Essas foram duas novidades trazidas pela organização neste ano.
No decorrer do dia, ocorreram mais provas de Ranch Sorting e Três Tambores. À noite, o show musical foi de João Gomes. Vale destacar que durante os três dias de festa, também foram realizadas exposições de gado, ovinos e caprinos.
Na sexta-feira e no sábado, a nossa reportagem teve acesso ao recinto da Eapic para fazer a cobertura jornalística. No entanto, ontem nossa equipe foi impedida de entrar no recinto pela própria organização, devido à forma como temos noticiado os acontecimentos relacionados ao evento.
Esta é a primeira vez em 41 anos de história da Rádio 92 FM São João que a nossa equipe foi impedida de entrar no recinto.
Hoje, a Eapic continua com programação durante o dia inteiro. De manhã e à tarde, haverá atividades do simpósio de agronegócio, além das exposições de animais. À noite, o show musical é do grupo gospel Preto no Branco.
A 92FM São João, através de sua Diretoria, repudia veementemente o impedimento de acesso de sua equipe de reportagem a 47ª Eapic na noite deste Domingo, 03/07, sobre alegações de que a emissora “não estaria falando bem o suficiente sobre a festa”.
Em 41 anos, esta foi a primeira vez que tal fato ocorre. O trabalho desempenhado pelo jornalismo é sério e traz a luz TODOS os acontecimentos da cidade.
Tal fato é considerado pela emissora tentativa de censura prévia. Não cabe a qualquer que seja, determinar o que a imprensa pode ou não noticiar, desde que respeitado os princípios éticos e morais que cabe a profissão. O artigo 220 da Constituição Federal garante a livre expressão dos veículos de comunicação, a saber:
“Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma,
processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 1º – Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de
informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art.
5º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”
Todas as manifestações questionadas a organização, ou trazidas pela equipe de reportagem, são legítimas e merecem resposta à população que frequenta o evento.
A emissora aguarda um posicionamento da organização a respeito das reclamações sobre a festa.
Diretoria da 92FM São João
Reportagem publicada em: 04/07/2022