Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Até o momento, a Vigilância Epidemiológica de São João registrou 13 casos suspeitos de febre maculosa em 2024, sem nenhum caso confirmado.
A doença é transmitida pelo carrapato, e a prevenção é fundamental para evitar o contato com esse parasita, especialmente em áreas arborizadas e com vegetação alta.
O Departamento da Saúde recomenda algumas medidas importantes de prevenção, dentre elas o uso de roupas claras para facilitar a identificação de carrapatos, além de calças, botas e blusas de manga comprida em ambientes de risco.
O uso de repelentes específicos contra carrapatos também é sugerido, bem como a aplicação de antiparasitários em animais domésticos.
Caso um carrapato seja encontrado no corpo, é essencial removê-lo com uma pinça, sem esmagá-lo, para evitar contaminação.
A Prefeitura informa que áreas públicas infestadas por carrapatos foram sinalizadas com placas, alertando os frequentadores sobre os riscos do local.
O conjunto de espaços demarcados inclui o bairro Recanto do Lago, onde cinco placas de identificação da área foram instaladas, o Jardim Nova São João, com três placas instaladas, e o Parque da Cachoeira, com duas placas instaladas.
As autoridades recomendam que a população evite essas áreas e locais onde há presença de animais silvestres, como capivaras, que podem hospedar carrapatos.
A população deve estar atenta aos sintomas da febre maculosa, que incluem febre de início súbito, dor de cabeça e dores musculares.
Qualquer pessoa que tenha tido contato com carrapatos ou frequentado áreas de transmissão da doença nos últimos 15 dias deve buscar atendimento médico imediato em sua Unidade e Saúde ou a UPA.
Em relação ao lago localizado no Recanto do Lago, a Prefeitura solicita à população que evite a pesca até segunda ordem.
A instituição alega ainda que invasão desse espaço danifica as cercas, permitindo a saída das capivaras e aumentando o risco de acidentes.
A instalação de uma cerca dupla está sendo estudada como medida adicional para conter os animais e evitar a disseminação de sujeira.
Matéria publicada em 6 de setembro de 2024.