Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A prefeita de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroza, afirmou, na última sessão da Câmara Municipal, que o executivo vai pagar o piso nacional da enfermagem na próxima segunda-feira (16).
“Até segunda-feira o dinheiro vai estar na conta da OS (Organização Social), e eles vão repassar para vocês (enfermeiros). Esse processo já estava sendo feito, porém algumas pessoas começam a fazer esse movimento para tumultuar”, disse Teresinha.
Em mais uma sessão agitada, assim como na semana passada, enfermeiros sanjoanenses lotaram o auditório da casa de leis para cobrar a prefeitura sobre o não pagamento do piso da enfermagem.
Lembrando que em 11 de setembro, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei que previa o pagamento do piso, seguindo a Lei Federal 14.434, de 04 de agosto de 2022.
Contudo, mesmo com as leis, o pagamento do piso não foi feito. A prefeita alegou que houve um erro no repasse das informações por parte do Governo Federal, causando atraso.
“O dinheiro não vem para a prefeitura, o dinheiro vem no nome de vocês (enfermeiros). Só que dentro desse retorno que a gente teve, houve erros, então teve que refazer as planilhas. Dentro desse trâmite, teve que fazer projeto, mandar para a Câmara e fazer cálculos”, explicou Teresinha.
A chefe do executivo disse ainda que todo o trâmite legal de passar pelos departamentos de administração, finanças e jurídico também causou demora.
PROTESTOS
Do outro lado, impacientes por não receberem o salário com o aumento, os profissionais da enfermagem montaram uma comissão para cobrar a prefeitura. É o que explica um enfermeiro da Santa Casa de São João da Boa Vista, que preferiu não se identificar.
“Resolvemos fazer essa comissão para tirar tudo a limpo, pois estávamos sem informação. E hoje viemos aqui, conversamos com a prefeita e alguns vereadores. Eles estipularam a data e explicaram o que ocorreu […] contamos agora com o cumprimento da promessa”, disse o enfermeiro.
Já a técnica de enfermagem Marcela do Prado Souza conta que foi demitida do Instituto Rita Lobato após a criação do grupo.
“Hoje (segunda, dia 09/10), às 16h, recebemos um comunicado para comparecer no RH da empresa, e de lá a gente ficou sabendo que fomos desligados da empresa. Nós resolvemos fazer um grupo só com os técnicos de enfermagem, só que tomou uma proporção que a gente não esperava. Começou a entrar muita gente, inclusive vereadores, e perdemos o controle e o objetivo do grupo, que era apenas reivindicar o piso salarial da enfermagem”, apontou Souza.
Marcela disse também que outros três colegas, que eram bastante ativos nas conversas, foram desligados da empresa no mesmo dia, totalizando quatro demissões.
“Hoje (segunda, dia 09/10), foram quatro (demissões). Os que mais interagiam no grupo […] e eu, que criei o grupo […] por mais chateada que eu esteja, por estar desempregada, eu sinto que meu dever foi cumprido. A enfermagem foi respeitada e vai ser pago o valor que a gente merece por direito”, completou Souza.
REUNIÃO
Em determinado momento, o presidente da Câmara, Carlos Gomes, para conter os ânimos, suspendeu a sessão e permitiu que representantes da enfermagem se reunissem com Teresinha.
Com isso, outro tumulto se criou, já que o restante dos enfermeiros presentes no auditório também queria ouvir o que a prefeita tinha a dizer.
Após se explicar para os representantes, Teresinha se pronunciou na Câmara, onde afirmou que o piso nacional da enfermagem será pago aos profissionais sanjoanenses na próxima segunda-feira (16).
Reportagem publicada em: 10/10/2023