Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura de São João da Boa Vista publicou, no dia 21 de novembro de 2024, a Lei n° 5.326, que determina a criação e nomeação da praça “Gilberto Coimbra Pirajá Martins”, localizada no encontro das ruas Benedito Melo, Benedito Cavalheiro e Professor Humberto David, no bairro Jardim Magalhães.
Gilberto Pirajá foi o fundador da 92FM, então chamada de “Mirante FM”, nome que ainda é utilizado e reconhecido por parte da população.
Além disso, foi vereador de 1983 a 1988, seguindo a tradição política de sua família, sendo filho do prefeito Oscar Pirajá Martins e neto do vereador Dr. Oscar Pirajá.
Reconhecido tanto por sua atuação profissional quanto por sua personalidade cuidadosa e generosa, Gilberto era muito querido pela população, como destacou a atual prefeita de São João, Teresinha Pedrosa.
Ela reforça a relação de amizade que ambos cultivaram, e considera justa a homenagem dada a comprovada importância de Gilberto para o desenvolvimento do município.
Durante seu mandato como vereador, dentre tantas ideias, Gilberto propôs e redigiu a lei que tornou o ipê-amarelo a árvore símbolo do município.
Em relação a esse marco histórico, a prefeita Teresinha afirma que pretende conversar com os responsáveis pelo projeto da praça para alocar uma árvore dessa espécie no ambiente, como forma de homenagem a Gilberto.
A prefeita também foi questionada quanto ao prazo de entrega das obras, e se a inauguração desta e de outras iniciativas da cidade ocorrerá ainda neste ano.
Teresinha diz que, infelizmente, a praça Gilberto Coimbra Pirajá Martins não poderá ser entregue ainda no ano de 2024, tal como uma série de outros empreendimentos urbanos, mas que as praças do Jardim São Salvador e do Teresa Cristina devem ser inauguradas até o fim de dezembro.
Comerciantes e moradores próximos ao local onde a praça será construída relataram um certo receio em relação à possibilidade de o espaço se tornar ponto de encontro de pessoas em situação de dependência química, o que poderia levar ao aumento da violência e do tráfico de drogas na área, situação já relatada em ruas próximas.
A Prefeitura, até o momento, não se manifestou sobre possíveis medidas preventivas que poderão ser adotadas em parceria com as forças policiais para evitar esse cenário.
Matéria publicada em 26 de novembro de 2024.