Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Durante este mês é realizada a Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo incentivar os homens a cuidar da saúde, com ênfase na prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, e ganhou força no Brasil em 2011, com diversas organizações da sociedade civil falando sobre o assunto.
CÂNCER DE PRÓSTATA
Os principais sintomas do câncer de próstata são:
REALIZAÇÃO DE EXAMES
Geralmente, a recomendação é que o homem faça o exame de toque retal ou o Antígeno Prostático Específico (PSA) anualmente, após os 40 anos de idade. No entanto, o INCA e o Ministério da Saúde não recomendam a realização desses procedimentos para quem não apresenta sintomas.
“Hoje, a recomendação não tem mais aquela ‘receita de bolo’, de que todo homem tem que ir lá fazer o exame, mas a gente não pode perder de vista essa necessidade de que tem que fazer o exame quando tiver um sinal ou sintoma”, afirma Renata Maciel, chefe da divisão de detecção precoce do INCA.
“Os estudos mostraram exatamente isso, que essa orientação de fazer os exames anualmente não tem tanto efeito para reduzir a modalidade pelo câncer de próstata e ainda pode trazer alguns efeitos indesejáveis para os homens”, complementa Renata.
Entre os efeitos que o exame frequente pode causar nos homens, está a elevada taxa de sobre diagnóstico – que se caracteriza pelo diagnóstico de um câncer que não evoluiria clinicamente e não causaria danos durante a vida.
Segundo nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde pulicada em outubro de 2023, “a doença detectada no rastreamento pode levar à necessidade de realizar novos exames para a investigação diagnóstica, podendo gerar necessidade de biópsia e complicações como dor, sangramento e infecções, além de ansiedade e estresse no indivíduo e na família, com pouco benefício aos pacientes.”
CUIDADOS COM A SAÚDE
A especialista destaca que comportamentos mais saudáveis podem evitar o desenvolvimento do câncer de próstata. Fazer atividades físicas, ter alimentação saudável e manter o peso adequado são as principais recomendações.
“Os estudos mostram que homens que possuem obesidade têm mais risco de desenvolver um câncer de próstata avançado. Então por isso a orientação é ficar atento aos hábitos saudáveis de vida”, ressaltou a chefe da divisão de detecção precoce do INCA.
Evitar o consumo de álcool e não fumar também são recomendados para prevenir a doença.
A PRÓSTATA
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte de cima da uretra. Ela produz uma secreção que faz parte do sêmen e que ajuda, entre outras funções, na nutrição do espermatozoide.
Reportagem publicada em: 08/11/2023