Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Vereadores de São João da Boa Vista formarão uma comissão para buscar soluções sobre a falta de medicamentos básicos na Rede Municipal de Saúde.
A iniciativa partiu do vereador Heldreiz Muniz, que propôs que a comissão seja formada por um representante de cada partido político que tenha representatividade na Câmara.
A falta de medicamentos básicos nos Postos de Saúde e na UPA é uma reclamação constante da população sanjoanense. O Departamento Municipal de Saúde alega que a responsabilidade pela distribuição é do Governo do Estado de São Paulo que, por sua vez, argumenta que tem encontrado dificuldades com fornecedores.
O Governo Estadual aponta que está faltando matéria prima para fabricação dos medicamentos e que remédios para doenças mais graves são comprados pelo Governo Federal, que também alega que enfrenta problemas com a falta de matéria prima. Ou seja, a questão passa por várias esferas do poder.
Diante desse impasse, o vereador Heldreiz Muniz opinou que a Câmara Municipal deve se movimentar de forma mais incisiva para propor uma solução.
O vereador Carlos Gomes foi além e levantou, ainda, que um atraso na execução de serviços prestados da Santa Casa Dona Carolina Malheiros também deve ser averiguado pela comissão. Segundo ele, o hospital firmou convênios com a Prefeitura para a realização de cirurgias e recebeu os recursos financeiros, mas tem atrasado a execução.
O presidente da Câmara, Bira, propôs que cada partido indique um vereador para a comissão ainda nesta semana, para que sejam definidos os assuntos que serão tratados e quais autoridades devem ser questionadas.
Reportagem publicada em: 18/10/2022