Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com a proximidade do Dia de Finados (02), cresce a procura por flores no comércio. Desde a última semana, o movimento em floriculturas e bancas tem se intensificado, uma vez que é bastante viva a tradição de homenagear os familiares e amigos que já se foram.
Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura, a venda de flores deve movimentar cerca de R$ 606 milhões, representando cerca de 3% do PIB desse setor do comércio.
COMÉRCIO LOCAL
De acordo com Zuleide Oliveira Andrade, proprietária de uma barraca de flores há 50 anos em São João da Boa Vista, o tipo de flor mais procurado é o crisântemo, porque ela dura mais.
Para a comerciante, o dia de finados está entre as três datas que mais gera movimento.
Já Isabel Cristina de Melo, proprietária de uma floricultura em São João da Boa Vista, destaca outras flores que costumam ser compradas nessa época do ano, e também ressalta os cuidados que devem ser tomados com a dengue.
Apesar de a procura por flores já ter começado desde semana passada, os comerciantes acreditam que o pico de vendas deve ser entre quarta e quinta-feira (02).
TRADIÇÃO
Arqueólogos afirmam que o ato de levar flores pode ter surgido há 14.000 anos em Israel, com a intenção de decorar as sepulturas. Acredita-se também que o aroma das plantas deixadas no local ajudava a afastar os animais.
Na Grécia antiga, as coroas de flores, por exemplo, eram utilizadas em representação ao círculo da vida eterna. Hoje em dia, as flores são usadas como sinal de respeito ou lembrança de quem se foi.
E cada flor tem um significado. Entre os mais tradicionais podemos citar o da rosa branca, que simboliza a paz. Já o crisântemo representa tanto a vida quanto a morte, assim como o sol e a chuva. E o lírio é ligado à pureza e a brancura, e também pode significar o amor eterno.
Reportagem publicada em: 01/11/2023