07 de novembro de 2019 às 10:32

Encontros com Shakespeare chega a 10ª edição em São João da Boa Vista


Crédito:Reprodução/Cena IV Shakespeare Cia

Nesta quinta-feira (7), o Cena IV Shakespeare Cia, escola profissionalizante de teatro de São João da Boa Vista (SP), apresenta Romeu & Julieta na Estação das Artes, às 19h30. A peça faz parte do cronograma do 10º Encontros com Shakespeare, evento cultural organizado em parceria com o Instituto Shakespeare Brasil (ISB).

A proposta da companhia é divulgar a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare dentro do projeto “Um olhar brasileiro para Shakespeare”, coordenado pelo Prof. Dr. Ronaldo Marin, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e diretor da companhia sanjoanense.

Ronaldo explica que o projeto visa divulgar a arte e a cultura para São João e região. “Nosso trabalho propõe um olhar voltado para o desenvolvimento humano através de cada personagem que Shakespeare nos apresenta em suas peças com os quais vasculha os segredos da alma humana, levando-nos todos a vislumbrar e refletir sobre nossa própria condição e papel no teatro da grande natureza da vida”, finaliza.

O autor 

William Shakespeare, mesmo após 400 anos de sua morte, ainda encontra formas linguísticas que reproduzem as reações humanas. Segundo Marin, os atores são testemunhas vivas disso. “Na obra de Shakespeare, pela primeira vez a humanidade tem diante de si um espelho inequivocamente polido pela abrasividade do real e nele é capaz de divisar, livre de distorções, a correta proporção das energias que movem e comovem o ser. Pela primeira vez a vida é apresentada como ela é, com a tragédia e a comédia delineando concomitantemente o tempo da existência. Assim, nas peças de Shakespeare a tragédia e a comédia coexistem como também em nossa vida diária”, comentou ele.

Encontros

Nessa edição, a primeira peça, Romeu e Julieta, conta com uma montagem contemporânea. O texto original e a estrutura de montagem são conservados, mas com a essência brasileira e as particularidades de trilha sonora e plasticidade da companhia. 

O “Mundo é Um Palco” foi o primeiro espetáculo de divulgação das obras de Shakespeare a viajar por inúmeras cidades dentro desse projeto, destacando-se a ocupação dos metrôs da capital paulista nas celebrações de 400 anos de morte do escritor, em parceria com o British Council. No Festival de Teatro de Curitiba, as peças ocuparam praças públicas e espaços inutilizados da cidade paranaense. 

Programação

Hoje (7), às 19h30, Romeu & Julieta na Estação das Artes. A peça também será exibida na área externa do Theatro Municipal de São Paulo. O Cine Clube Beloca, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, e a apresentação “Piro, Liz e Plin em O Livro Mágico - Romeu & Julieta Para Crianças”, será apresentada em São Paulo e demais cidades do interior.


Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo