09 de agosto de 2019 às 10:46

Documentário sobre poeta sanjoanense Orides Fontela vence prêmio internacional


Crédito:Reprodução/Unifae

Na noite desta quinta-feira (8), representantes do Centro Universitário Unifae, de São João da Boa Vista, viajaram a Montevidéu, Uruguai, para receber o prêmio de 1º Lugar no 7º Prêmio Nuevas Miradas en la Television – Mejor da Producción TV Universitaria Latinoamericana, promovido pela Universidade de Quilmes, Argentina, pelo documentário “Orides, onde ninguém mais”, dirigido pelo cineasta sanjoanense David Ribeiro.

O evento aconteceu no centenário Teatro Solís, e foi organizado pela TAL, Television América Latina, e o Doc Montevideo. Concorrendo com mais de 40 instituições de ensino do Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Argentina e México, o reitor da instituição, Prof. Dr. Francisco Arten, disse que foi um dia histórico, por disputar com grandes instituições produtoras de conteúdos reconhecidas em todo o mundo.

Orides

A obra retrata a vida e obra da poeta sanjoanense Orides Fontela (1940 – 1998), por meio do depoimento de pesquisadores e pessoas que conviveram com a escritora. O longa também conta com dramatizações de memórias, curiosidades e angústias da personagem-título.

Dirigido e roteirizado pelo cineasta David Ribeiro, a produção visitou lugares onde Orides morou, resgatou documentos importantes e traz como destaque um dos últimos poemas que ela escreveu.

O longa é parte do projeto do centro universitário, iniciado em 2016, com a criação do Memorial Orides Fontela, onde estão depositadas as cinzas da escritora, e que objetiva se tornar um centro de referência de estudos e pesquisas.



Fonte: CLIENT

comentários

| 92FM São João'); }
Estúdio Ao Vivo