Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Presidente do CREA-SP alerta para alta evasão dos alunos dos cursos de engenharia - 92FM São João

Fale conosco via Whatsapp: +55 19 99823 3516

No comando: FDS DEIXA ROLAR

Das 14:00 às 15:00

No comando: NO BREAK

Das 14:00 às 16:00

No comando: TOP 20 USA

Das 14:00 às 16:00

Presidente do CREA-SP alerta para alta evasão dos alunos dos cursos de engenharia

Na tarde de ontem, 24 de abril, ocorreu o evento “Café com a Presidente”, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São João da Boa Vista (AEA).

O encontro, que teve início às 17h, contou com a presença de Lígia Mackey, engenheira civil e presidente do CREA-SP. Ela aproveitou a cerimônia para apresentar as ações do Conselho na microrregião de São João da Boa Vista e discutir os esforços da instituição para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área.

.

Palavra da presidente

.

 

Arte de divulgação do evento “Café com a Presidente”. Imagem: AEA.

 

Lígia destacou que o evento é uma forma de aproximar os profissionais do Conselho, permitindo maior sintonia e união entre a classe. Ela ressaltou, ainda, que essa interação é fundamental para o fortalecimento do setor.

Segundo a presidente, muitos acreditam que o CREA-SP é um órgão inatingível, em especial a presidência, e que o “Café com a Presidente” surgiu para sanar essa demanda de contato mais próximo e rápido.

Tocador de áudio

.

Durante o evento, Lígia abordou diversos temas. Um dos pontos que chamou a atenção foi a alta taxa de evasão dos alunos nos cursos superiores de Engenharia, o que tem gerado uma defasagem na mão de obra qualificada em todo o Brasil.

Segundo ela, parte dessa evasão pode ser explicada pela falta de conhecimento sobre a dinâmica dos cursos nas faculdades, somado à dificuldade e tempo de duração da graduação (em média, cinco anos).

Tocador de áudio

.

Outro tema destacado por Lígia foi a escassez de mulheres no mercado de trabalho das engenharias.

Ela, que é a primeira mulher a presidir o CREA-SP em mais de 90 anos, lembrou que, embora conquistas significativas já tenham sido feitas em termos de igualdade de gênero, ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir maior representatividade feminina no setor.

Esse desequilíbrio ficou explícito no próprio evento, já que apenas quatro mulheres compunham uma plateia de mais de 30 participantes.

Tocador de áudio

.

Matéria publicada em 25 de abril de 2025, às 11h15.

Deixe seu comentário:

Curta e Siga a 92FM

Podcasts

BAIXE NOSSO APP

TÁ ROLANDO

Title

Text