Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um áudio vazado no dia 10 de julho expõe a vereadora Joceli Mariosi supostamente tentando aliciar mulheres jovens para disparar elogios a sua gestão nas suas redes sociais pelo valor de 200 reais ao mês, com o propósito de credibilizar sua tentativa de reeleição em São João da Boa Vista.
No material, a vereadora explica a estratégia de fomentar suas redes com comentários positivos sobre seu trabalho para fortalecer a imagem da sua campanha. Em um trecho, ela cita que precisa de “cinco meninas jovens e que tenham habilidade com a internet”.
Durante a fala, Mariosi propõe um pagamento de 200 reais ao mês em que o indivíduo publicar os elogios e compartilhar o conteúdo da campanha.
No que parece ser outro áudio, Mariosi convida uma mulher a publicar um comentário em uma matéria na qual ela se defende do que chama de “uma protetora de araque”, a fim de “gerar IBOPE” e fazer a informação circular. Confira o material na íntegra abaixo.
Fonte: Portal Sanjoanense.
A equipe de jornalismo da 92FM entrou em contato com a vereadora para confirmar a veracidade dos áudios e questionar quanto a algumas de suas falas.
Mariosi diz que o áudio é legítimo e se defende, alegando que não há nada de ilícito, nem imoral nos planos que ela relatou. A vereadora afirma ainda que os pagamentos serão feitos com recursos próprios.
Confira a resposta na íntegra.
Após uma profunda pesquisa, na qual inclusive foram validadas algumas informações com o cartório eleitoral de São João da Boa Vista, conclui-se que o planejamento das ações citadas pela vereadora Joceli, de fato, não configuram crime eleitoral, mas caso sejam praticadas antes do dia 15 de agosto, que é quando se inicia oficialmente o período das campanhas eleitorais, a vereadora pode ser multada em até R$ 25 mil pelo crime de campanha antecipada, de acordo com a resolução n° 23.610/2019 do TSE.
Matéria publicada em: 12/07/2024