Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O papa Francisco acolheu o pedido de renúncia do bispo da Diocese de São João da Boa Vista, Dom José Carlos Brandão Cabral. Com isso, ele não ocupa mais o cargo. A informação foi publicada na manhã desta quinta-feira (07) nas redes sociais da Diocese.
Além de acolher o pedido de renúncia, o papa nomeou Dom Moacir Silva, atual arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, para o cargo de administrador apostólico da Diocese de São João da Boa Vista. Dom Moacir terá como missão cuidar da Diocese, auxiliado pelo Colégio dos Consultores, e prepará-la para a chegada de um novo bispo.
Confira, na íntegra, a nota publicada pela Diocese de São João da Boa Vista: (Clique na imagem para ampliar)
RENÚNCIA
Dom José Carlos Brandão Cabral anunciou o pedido de renúncia no último sábado (02). A decisão foi tomada para que ele possa concentrar no cuidado com a saúde. Desde que assumiu o comando da Diocese, Dom Cabral tem passado por tratamento de um câncer no sistema linfático.
Na segunda-feira (04), recebemos Dom Cabral no Jornal da 92, onde ele comentou sobre o pedido de renúncia. Confira a entrevista na íntegra:
TRAJETÓRIA DE DOM CABRAL
Dom José Carlos Brandão Cabral é natural de Queiroz (SP), nascido em 30 de maio de 1963. Sua ordenação sacerdotal foi no dia 12 de março de 1993, em Cordeirópolis (SP).
Antes de ser ordenado bispo, atuou como pároco, foi capelão hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Limeira (SP) em 1999. Também foi juiz auditor da Câmara Auxiliar da Diocese de Limeira (SP), em 2005, e serviu junto ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas (SP).
Dom José Carlos também foi vigário episcopal da Região Pastoral Centro na diocese de Limeira; orientador espiritual dos estudantes de Teologia, no Seminário Maior São João Maria Vianey (1994 a 2003); e chanceler da Cúria de Limeira.
A nomeação episcopal para a diocese de Almenara foi no dia 19 de junho de 2013, e a ordenação em 15 de setembro do mesmo ano em Americana (SP). Escolheu como lema “Ecce fillius tuus” (Jo 19,26). A posse como o quarto bispo da diocese mineira foi em 20 de outubro daquele ano.
Em 3 de agosto de 2022 foi nomeado bispo da Diocese de São João da Boa Vista pelo papa Francisco e tomou posse em 6 de novembro do mesmo ano.
O NOVO ADMINISTRADOR APOSTÓLICO
Dom Moacir Silva nasceu em 16 de julho de 1954, em São José dos Campos. Cursou Filosofia entre 1980 e 1982, no Seminário Bom Jesus, em Aparecida. Estudou Teologia entre 1983 e 1986, no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1986, sendo o sexto padre a ser ordenado na Diocese.
Em 1999-2000 fez pós-graduação em Direito Canônico pelo Instituto de Direito Canônico “Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, de São Paulo, filiado a Pontifícia Universitas Lateranense de Roma; e Mestrado em Direito Canônico pela Lateranense, em 24 de maio de 2002.
Antes de ser nomeado bispo, desempenhou as seguintes atividades na diocese de São José dos Campos:
Dom Moacir foi nomeado terceiro bispo diocesano de São José dos Campos (SP) em 20 de outubro de 2004. A Ordenação Episcopal ocorreu no dia 11 de dezembro de 2004, em São José dos Campos.
Em 24 de abril de 2013, Dom Moacir foi nomeado pelo Papa Francisco arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, e tomou posse na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em 23 de junho de 2013.
Reportagem publicada em: 07/12/2023