Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
São João da Boa Vista recebe hoje (05), às 19h, o CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. A estrutura vai estar na praça Juscelino Kubitscheck, no Jardim Guanabara.
Haverá sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Serão exibidos curtas-metragens infanto-juvenis que abordam temáticas como o cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade.
A coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, dá mais detalhes sobre como será o evento.
“Além do cinema, teremos também pipoca gratuita e você poderá visitar o nosso furgão, que se transforma em uma estação de artes, sustentabilidade, ciência e tecnologia”, contou Alario.
O Cinesolar foi criado em 2013 e já realizou 1.870 sessões pelo Brasil. A coordenadora e idealizadora explica que o projeto começou a partir do trabalho da produtora da qual ela faz parte, criada com o objetivo de divulgar e democratizar o cinema brasileiro.
“A gente pegou essa proposta e juntou com um projeto que eu tive a oportunidade de conhecer no México […] aquele cinema realmente mexeu comigo e pensei que o Brasil teria tudo a ver com um cinema movido a energia solar, mas teríamos também que difundir o tema da energia fotovoltaica”, explicou Alario.
O Cinesolar é formado por duas vans, montadas com toda a estrutura para a geração de energia.
A montagem do cinema itinerante é sempre feita ao ar livre. Por conta disso, caso chova hoje em São João da Boa Vista, o CineSolarzinho será transferido da praça Juscelino Kubitscheck para a quadra da escola municipal de ensino básico Germano Cassiolato.
O evento é viabilizado pela lei de incentivo à cultura, com patrocínio da iniciativa privada e realização do Ministério da Cultura e da Produtora Brasuca.
Reportagem publicada em: 05/12/2023