Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As vendas na Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24), devem bater um novo recorde no país. A possibilidade foi apontada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O órgão fala em um avanço de 4,3% na comparação com o ano passado, o que deve totalizar mais de 4,6 bilhões de reais.
O crescimento, caso se confirme, deve ser puxado pela melhora da economia, com menos gente sem trabalho e uma inflação menor, na casa de 3%.
Outro fator considerado pela CNC foi a queda de 0,5% na taxa básica de juros em agosto, e a possibilidade de uma nova queda na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC).
COMÉRCIO LOCAL
Em São João da Boa Vista, a expectativa também é positiva. Segundo Candido Alex Pandini, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de São João, as expectativas são altas por parte dos empresários.
“Neste ano, temos vários pontos que foram positivos, como a trégua da inflação, o aumento no número de pessoas trabalhando e a desvalorização do dólar ante o real, que ajuda atividades que dependem mais de importações”, afirmou Pandini.
Ainda segundo a ACE, principalmente para lojas de vestuário, calçados, acessórios e utensílios, a tendência é que o movimento cresça bastante durante o final de semana no comércio sanjoanense.
O empresário Marco Antônio Gregório, proprietário de uma loja de roupas no Centro da cidade, acredita que os resultados desse ano podem superar os do ano passado.
“A expectativa é boa, de um crescimento de 15 a 20% neste mês. A Black Friday do ano passado foi boa, mesmo com a pandemia. A gente espera crescer sim, não só agora, mas também no resto do ano. Novembro já teve uma performance melhor que nos últimos meses, e acredito que vai ser bom”, ressaltou Gregório.
COMPRAS PELA INTERNET
Há também os consumidores que procuram produtos mais específicos, que são encontrados apenas no comércio online. João Roberto Buffo Nogues, docente da área de tecnologia do Senac São João da Boa Vista, dá algumas dicas para evitar os golpes ao comprar pela internet.
“É importante tomar cuidado com anúncios que prometem produtos ou serviços com preços muito abaixo do mercado. Um clique nesse anúncio pode te levar para uma página de compra clonada da original. Se a compra for feita por PIX, opte por realizar o pagamento via QR Code, que é mais seguro do que o copie e cola, e sempre confirme os dados de quem vai receber o dinheiro. Outro cuidado importante é verificar o nome do site na barra do navegador, se condiz com o nome da empresa. Essas dicas podem ajudar você a fazer ótimas compras sem maiores dores de cabeça”, explicou Nogues.
Se for comprar de forma online, outra dica valiosa é, se possível, criar um cartão de crédito virtual ou temporário no aplicativo do seu banco. Esse método dificulta que golpistas tenham acesso a dados sigilosos como número do cartão, código de segurança e data de validade.
Reportagem publicada em: 24/11/2023