Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira (23), o vereador Júnior da Van recebeu quatro censuras por escrito. A ação foi encabeçada pela Mesa Diretora, em conformidade com o Código de Ética da casa de leis.
As representações foram aprovadas e, com isso, Júnior foi suspenso por uma sessão, punição já cumprida pelo vereador na segunda-feira (23).
Segundo os autores das censuras, Júnior da Van teria desrespeitado as normas de conduta e de decoro parlamentar, quando, de acordo com a Mesa Diretora, proferiu ofensas e xingamentos na sessão do dia 16.
O QUE DIZ JÚNIOR DA VAN
Para sabermos a versão do vereador sobre o caso, nós o convidamos para uma entrevista, realizada na edição desta quarta-feira (25) do Jornal da 92. Confira nesta reportagem os principais trechos.
Júnior da Van começa explicando o que são as censuras por escrito, e afirma que isso pode ser o início de uma cassação de mandato.
O vereador diz que já pode comparecer na próxima sessão da Câmara Municipal, marcada para segunda-feira (30), e reafirma que pode ser cassado.
Ao ser questionado se pretende mudar a postura para não sofrer novas punições, Júnior conclui que vai trabalhar da mesma maneira, mas que deve tomar mais cuidado com as palavras.
O QUE DIZ A CÂMARA
As justificativas da Mesa Diretora foram externadas através de uma nota, divulgada nas redes da Câmara sanjoanense no dia 23. Confira parte do pronunciamento:
Manifestamos nossa profunda preocupação em relação à conduta do Vereador Jr da Van durante a 30ª sessão ordinária realizada em 16 de outubro de 2023, um episódio que atentou contra a integridade desta instituição democrática.
Os atos ocorridos na mencionada sessão demonstram uma clara afronta à dignidade e ao bom funcionamento desta Casa Legislativa, bem como um desrespeito às normas de conduta e de decoro parlamentar que todos os Vereadores devem observar. A conduta do Vereador Jr da Van, que incluiu ofensas e xingamentos em alto tom no Plenário, é inaceitável em um ambiente que deve ser caracterizado pela civilidade e respeito mútuo.
Considerando a gravidade dos atos praticados pelo Vereador Jr da Van e o prejuízo causado à imagem e ao funcionamento desta Casa Legislativa, a Câmara Municipal de São João da Boa Vista/SP, por meio de sua Mesa Diretora, em face das representações apresentadas, adotou na sessão de hoje, 23/10/2023, as medidas cabíveis em conformidade com o Código de Ética desta Casa. Isso inclui a aplicação da penalidade de 04 CENSURAS POR ESCRITO, em resposta à quebra de decoro parlamentar cometida pelo referido Vereador na 30ª sessão de 16 de outubro de 2023, com aprovação do Plenário, e a aplicação automática de suspensão por uma sessão, conforme estabelecido no artigo 9 do Código de Ética e Decoro Parlamentar.
Reportagem publicada em: 25/10/2023