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Hoje, 25 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Rádio. A data foi escolhida para homenagear Roquette-Pinto, um dos pioneiros da radiodifusão no Brasil.
O rádio desempenhou um importante papel ao longo das décadas, informando, educando e entretendo gerações. Desde as primeiras transmissões no início do século XX até o mundo de hoje, o rádio tem sido uma fonte valiosa de notícias, música e cultura.
E para entender melhor essa evolução do veículo e as tendências que surgem com relação aos hábitos de consumo dos ouvintes brasileiros, a Kantar Ibope Media, uma empresa especializada em dados e consultorias sobre consumo, divulgou um estudo na quarta-feira (20). Confira nesta matéria os principais destaques.
RESULTADOS
O estudo, que contempla dados de 13 regiões metropolitanas do Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, indica que 80% da população brasileira ouviu rádio nos últimos 30 dias, e que cada um passa, em média, 3h55min por dia ouvindo rádio.
Na região metropolitana de Campinas, o consumo é de 78%, com uma média de 3h24min.
As regiões com os melhores resultados no Brasil foram Belo Horizonte e Grande Porto Alegre, com 84% cada, com cada ouvinte escutando pouco mais de 3h50min de rádio por dia.
HÁBITOS
58% do consumo é realizado principalmente em casa, durante atividades cotidianas. 27% ouvem no carro ou na moto, 12% no trabalho presencial e 7% no trabalho home office.
Outro destaque presente no estudo são os gêneros preferidos dos ouvintes. A Kantar Ibope Media apurou que 94% preferem músicas, enquanto 32% se interessam mais pelo noticiário local e 26% pelo noticiário nacional.
O destaque para o consumo de conteúdos jornalísticos é evidenciado por dois motivos: a agilidade, já que 83% dos ouvintes acham que o rádio apresenta as informações de forma rápida, e a credibilidade, onde 64% acreditam nas notícias que são transmitidas pelo veículo.
Veja o estudo da Kantar Ibope clicando AQUI.
Reportagem publicada em: 25/09/2023