Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os feirantes que trabalham na feira livre da rua Henrique Martarello, na Vila Brasil, em São João da Boa Vista, protestam contra a decisão da Prefeitura de mudar as barracas para a rua Jonas Vieira, que fica nas proximidades.
Na sessão de ontem (04) da Câmara Municipal, a feirante Rosineide Pavani utilizou a tribuna livre, onde afirmou que a Prefeitura avisou da mudança somente no domingo (03).
“Não se pode mudar uma feira de lugar de uma hora pra outra. As pessoas nem sabem, os fregueses que frequentam a feira não sabem que mudou, amanhã vai todo mundo pro lugar normal.”
Além de estarem insatisfeitos com a forma como a mudança foi comunicada, os feirantes entendem que o novo local escolhido não é adequado, uma vez que diversos alagamentos ocorrem por ali. É o que explica Rosineide.
“O local não é apropriado para uma feira livre. Nós trabalhamos com alimentos, e lá é na beira do rio […] se chover, pode alagar e contaminar os alimentos. Lá tem muitos carrapatos e insetos […] a rua é estreita, não vai caber os caminhões.”
OFÍCIO NÃO CORRESPONDIDO
O grupo de feirantes que esteve na Câmara ontem (04) pediu ajuda aos vereadores para que a mudança não entrasse em vigor já hoje. Os edis encaminharam um ofício para a Prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza com esse pedido, mas a ação não surtiu efeito.
Isso porque os feirantes foram até a Henrique Martarello nesta madrugada para montar as barracas, como já é de costume. No entanto, foram informados por autoridades que deveriam se dirigir para a rua Jonas Viera.
É o que relata a feirante Rosineide Pavani, que esteve em contato com nossa reportagem nesta manhã.
“Estamos aqui sem poder montar. Eles não podem nos proibir, mas deixaram bem claro que se montar na Henrique Martarello, a ordem será pra que os fiscais venham pra talvez multar ou recolher a mercadoria. Agora, temos todo o respaldo para montar lá na Jonas Vieira, mas não aceitamos o local. A gente pede que a Prefeita tome as providências e arrume um novo local que seja mais apropriado para uma feira livre.”
Nós entramos em contato com a Prefeitura de São João da Boa Vista, mas ainda não recebemos uma resposta.
Os feirantes informaram que seguirão lutando para permanecer na rua Henrique Martarello, e o jornalismo da 92fm segue acompanhando o caso.
Reportagem publicada em: 05/09/2023