Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Motoristas de São João da Boa Vista estão insatisfeitos com a quantidade de vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência (PcD) no estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul. Eles relatam que em várias ruas é difícil encontrar locais reservados para esses públicos.
O assunto chegou até a Câmara Municipal recentemente. O munícipe Helder Trota tem uma filha que utiliza muletas, e utilizou a tribuna da casa de leis para falar sobre a dificuldade que encontra no dia a dia.
“Na Avenida Dona Gertrudes inteira, se eu não me engano foram quatro vagas que eu contei. Eu gostaria que quem faz as leis usasse muleta, bengala ou cadeira de rodas […] ninguém sabe o sofrimento que é ter um deficiente dentro de casa, é tudo muito custoso.”
VAGAS PARA MOTOS
Além da questão dos idosos e das pessoas com deficiência, outro ponto levantado pelos motoristas que entraram em contato com nossa reportagem é sobre as vagas para as motocicletas na Zona Azul.
Muitos deles relatam dificuldades para estacionar as motos e questionam sobre a possibilidade de haver um aumento nas vagas.
O QUE DIZ A ESTAPAR
Nós levamos os questionamentos para a Estapar, empresa que administra o estacionamento rotativo em São João da Boa Vista.
A Estapar afirmou que não cabe a ela definir essa distribuição de vagas e que apenas cumpre o que foi definido em contrato. Confira a resposta na íntegra:
“Sobre os questionamentos encaminhados, a Estapar esclarece que o número de vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência obedece às resoluções 303 e 304 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece o “limite máximo de 5% (cinco por cento) do total de vagas regulamentadas para estacionamento rotativo a veículo conduzido por idoso ou que transporte idoso, devidamente identificado e com autorização”; e “2% (dois por cento) do total de vagas regulamentadas para estacionamento rotativo posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade da pessoa portadora de deficiência física ou necessidades especiais, as quais serão estabelecidas pelo órgão executivo de trânsito do Município.”
“Com relação às vagas destinadas a motos, há 422 vagas (de um total de 1.483) destinadas a motocicletas. O número está previsto no edital que norteia o contrato de prestação de serviço da concessionária junto à Administração Municipal.”
O QUE DIZ A PREFEITURA
Questionamos também o Departamento de Segurança e Trânsito da Prefeitura de São João da Boa Vista.
Confira a resposta do Diretor Carlos Eduardo Monteiro:
“Com relação às vagas da área do estacionamento rotativo há um decreto prevendo tanto vagas para estacionamento da zona azul e zona verde, bem como, as destinadas a idosos e portadores de necessidades especiais. Estamos fazendo uma conferência rua por rua, estamos fazendo uma reanálise da disponibilidade dessas vagas e com relação aos bolsões para estacionamento de motocicleta estão sendo revistos e alguns estão sendo aumentados, então está demanda será sim possível fazer o aumento dessas vagas, já estamos trabalhando em cima disto.”
Reportagem publicada em: 02/06/2023