Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na sessão de ontem (15) da Câmara Municipal de São João da Boa Vista, foi apresentado um requerimento pedindo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. O objetivo é apurar ações do Departamento de Educação.
A CPI da Educação é uma iniciativa encabeçada pelo vereador Júnior da Van, que reuniu assinaturas de Gustavo Belloni, Titi, Claudinho, Pastor Carlos e Bira.
Com o apoio, a comissão conseguiu as assinaturas necessárias para ser colocada em discussão no plenário da Câmara, o que ocorreu ontem (15).
PRÓXIMOS PASSOS
Ficou decidido que o pedido será, primeiramente, encaminhado para a análise da Comissão de Justiça e Redação. Depois, voltará para votação dos vereadores.
Júnior da Van questionou o motivo de a CPI ter que passar pela apreciação dos vereadores no plenário da Câmara.
“Nas outras (CPIs), não precisava de aprovação no plenário, e eu já escutei nos bastidores que se for pra plenário, essa CPI não vai sair. Só queria deixar isso claro.”
O presidente da casa de leis, Carlos Gomes, respondeu aos questionamentos, afirmando que existe legalidade na ação.
“A gente precisa ter mais fundamento no que fala. Com todo o respeito ao vereador Júnior da Van […] tudo o que eu e nós estamos fazendo, está dentro do regimento.”
OBJETIVOS
A CPI da Educação tem a finalidade de apurar denúncias levantadas por Júnior sobre um suposto superfaturamento na compra de armários e livros feita pelo Departamento de Educação de São João da Boa Vista.
O vereador também aponta que funcionários que apresentam algum tipo de reclamação contra a educação são perseguidos pela Diretora da Pasta, Eloísa Matielo Ribeiro.
A instalação ou não da comissão deve ser definida na próxima sessão da Câmara Municipal.
Reportagem publicada em: 16/05/2023