Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeita de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroza, anunciou, na tarde de ontem (12), novas medidas de segurança nas escolas municipais.
O anúncio foi feito durante reunião com vereadores e com a imprensa, no prédio da Prefeitura e vem num momento em que, no Brasil todo, há uma preocupação com o ambiente escolar por conta do massacre ocorrido em uma creche de Blumenau (SC), que vitimou quatro crianças.
MEDIDAS ANUNCIADAS
A primeira ação mencionada pela Prefeita Teresinha é a ativação de um botão do pânico nas instituições de ensino municipal. O dispositivo, que já está instalado, deve ser utilizado para acionar forças de segurança se houver alguma situação de risco.
“A empresa está rodando todas as escolas e orientando os profissionais para que eles aprendam a usar o botão do pânico […] e também vai ter um aplicativo para todos os funcionários e diretores.”
Outra ação anunciada pela administração municipal é a mudança dos horários de trabalho dos vigias noturnos das escolas. A partir da próxima semana, eles passarão a atuar durante o dia, período em que os alunos estão em aula.
Em relação à contratação de mais seguranças, que é um pedido de muitos pais, professores e diretores, a Prefeita Teresinha afirmou essa medida está no planejamento, mas depende de questões orçamentárias. Não foi estipulado um prazo para que as contratações sejam efetuadas.
“Temos este processo em andamento […] a gente só está aguardando a parte do orçamento porque tivemos um aumento de 1.500 alunos, e isso causou uma demanda muito grande para a educação.”
A chefe do executivo informou que a Polícia Militar está fazendo ronda nas escolas municipais e em algumas escolas estaduais que solicitaram. Teresinha ainda destacou a necessidade de São João da Boa Vista ter uma Guarda Civil Municipal.
“Hoje a gente pode ver como faz falta. Municípios que tem Guarda Municipal já estão deslocando esses servidores para fazer a segurança. Infelizmente nós não temos, mas estamos com o projeto na Câmara para ser votado.”
A Diretora do Departamento de Educação, Eloísa Matielo Ribeiro, reforçou a informação divulgada no início da semana sobre a criação de comitês para discutir outras medidas de segurança.
“Esta semana lançamos mais uma informação técnica, criando comitês locais, envolvendo os pais, diretores e professores, para que dentro da escola haja um monitoramento de tudo o que precisa ser revisto em questão de segurança.”
REUNIÃO COM AUTORIDADES E PROTESTOS
Ainda na tarde de ontem (12), Teresinha realizou uma segunda reunião, desta vez com representantes das Policias Militar e Civil, do Ministério Público, do Conselho Tutelar, de igrejas, entre outras instituições. A ideia era discutir mais medidas de segurança.
No momento em que essa reunião acontecia, um grupo de mães se reuniu em frente ao prédio da Prefeitura de São João pedindo que Teresinha desse satisfações sobre o que estava sendo planejado.
A Stephane Souza é mãe de três filhos e expressou preocupação com a segurança dos alunos.
“Queremos uma resposta da Prefeita municipal. Somos pais e estamos preocupados. A reivindicação é que a gente precisa de segurança nas escolas. As crianças não estão indo pras escolas e muitas mães não tem com quem deixar, então precisamos de respostas.”
Como resposta às manifestações, o Diretor do Departamento de Segurança e Trânsito da Prefeitura, Eduardo Monteiro, foi até o grupo e convidou três dessas representantes para participarem da reunião que ocorria no prédio do executivo.
Reportagem publicada em: 13/04/2023