Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em função do trágico ataque que vitimou quatro crianças em uma creche na cidade de Blumenau (SC), as Prefeituras de São João da Boa Vista e de Espírito Santo do Pinhal preparam uma série de ações emergenciais e novas medidas para aumentar a segurança nas escolas municipais.
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
O executivo informou que pretende restabelecer parcerias com a Polícia Militar na volta da ronda escolar, para a proteção do entorno das escolas e creches públicas, realizando o policiamento ostensivo nas imediações das unidades.
A Prefeitura anunciou também que, por meio do Departamento de Educação, criará uma comissão em cada escola para fazer o enfrentamento amplo da questão da violência, com a participação de gestores, professores, funcionários e pais para avaliar as reais condições de segurança em cada unidade.
O objetivo é detectar pontos de fragilidade na segurança e possíveis ações para o enfrentamento das questões dessa natureza junto à comunidade escolar. A Prefeitura não divulgou datas para a criação dessas comissões.
O poder executivo ainda destacou a Informação Técnica 90/2022/DME, do Departamento de Educação, adotada no início da gestão municipal, que prevê orientação às escolas e creches para que entreguem e aguardem seus filhos nos portões, onde o funcionário leve o aluno até a saída, entregando-o com segurança para o familiar ou para o monitor do transporte escolar. Nenhuma pessoa poderá entrar na escola sem autorização prévia do diretor.
TERESINHA
A Prefeita de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroza, se pronunciou sobre a violência nas escolas:
“Violência se enfrenta com racionalidade e responsabilidade de todos os envolvidos. Não tivemos qualquer ocorrência semelhante ao que foi noticiado na grande mídia, como este recente caso que deixou pais e alunos preocupados. Mesmo assim, unindo forças com as autoridades da área de Segurança Pública e ouvindo as famílias, vamos reforçar ainda mais nossas ações”.
POLÍCIA MILITAR
A PM também se manifestou sobre medidas de segurança contra possíveis ataques. Em entrevista ao canal ‘Notícias Policiais’, o Comandante da 1ª Companhia do 24° Batalhão de Polícia Militar do Interior, Capitão Bertoldo, afirmou que a ronda escolar está sendo intensificada e o contato com as instituições de ensino tem sido mais próximo para troca de informações.
O Comandante ainda recomendou que os responsáveis estejam sempre atentos sobre quais locais os filhos frequentam, quais tipos de amizade eles têm e quais materiais levam para a escola.
Caso os pais recebam alguma informação dos filhos que gere alguma dúvida em relação à segurança, a orientação do Capitão Bertoldo é entrar em contato com a Polícia Militar através do 190.
ESPÍRITO SANTO DO PINHAL
Ainda no assunto segurança nas escolas, a Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal anunciou ontem (10) a abertura de licitação para a contratação de seguranças particulares que atuarão nas 22 escolas municipais, das 07h às 17h.
De acordo com o executivo, os agentes devem iniciar o trabalho dentro de no máximo 20 dias, logo após o fim do processo licitatório.
A Prefeitura de Pinhal informou também que a ronda escolar já foi intensificada, com participação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Será implementado um botão de pânico nas escolas municipais, além de um sistema de alarme nas unidades que ainda não possuem.
Ainda de acordo com o executivo, o subtenente Pettarelli, Comandante da Polícia Militar local, afirmou que não há nenhum registro de ameaças em Espírito Santo do Pinhal e orientou os dirigentes a reforçarem a necessidade da utilização dos uniformes escolares.
Em caso de sugestões ou dúvidas, a população pode entrar em contato com a GCM de Espírito Santo do Pinhal, através do 153, ou com a PM, através do 190.
Reportagem publicada em: 11/04/2023