Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os vereadores da Câmara Municipal de São João da Boa Vista, de forma unânime, assinaram um requerimento pedindo a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. O objetivo é apurar possíveis irregularidades para averiguar responsabilidades referentes à saúde pública do município.
O requerimento de abertura da CPI será votado na sessão da próxima segunda-feira (30). Caso seja aprovado, a comissão é instaurada e haverá a definição dos membros.
O documento foi apresentado há duas semanas na Câmara Municipal. Até segunda-feira passada (16), quatro vereadores haviam assinado: Junior da Van, Gustavo Belloni, Titi e Claudinho. Com isso, faltou uma assinatura para que o documento entrasse em discussão.
Diante disso, o vereador Junior da Van, que tomou a iniciativa de pedir a CPI, acreditava que nenhum outro vereador assinaria o requerimento. Mas, durante a última semana, o documento tramitou pela casa de leis e todos os vereadores apoiaram a iniciativa.
Apesar de ter assinado o requerimento, o edil Carlos Gomes questionou o motivo por trás da criação da CPI.
“O regimento da casa fala em fato concreto. Que seja tudo investigado, mas inicialmente eu não vejo apontado no requerimento um fato concreto. Então eu gostaria que todos da comissão se atentassem a essa circunstância, porque ela é imprescindível.”
A fala de Gomes foi rebatida por Junior da Van. Para ele, um dos fatos que deve ser averiguado é a forma como o Instituto Rita Lobato, que administra a saúde sanjoanense, faz a contratação dos funcionários.
“Será que o Rita Lobato está tendo autonomia pra contratar os profissionais que eles desejam? Será que eles estão podendo contratar médicos? Desde o faxineiro até o médico mais conceituado. Estão tendo essa autonomia ou estão sendo obrigados a engolir goela abaixo cabide de emprego do nosso executivo? Isso pra mim é gravíssimo”
Junior da Van acredita que a falta de médicos, medicamentos e itens básicos nas Unidades de Saúde, a demora no atendimento na UPA, e outras questões que ele identifica semanalmente também devem ser alvo da investigação da CPI.
Reportagem publicada em: 23/08/2022