Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros devolveu mais de R$5 milhões para a prefeitura de São João da Boa Vista. O valor é referente à sobra dos recursos federais, estaduais e municipais recebidos desde 2020 pelo hospital para manter a estrutura de enfrentamento à Covid-19.
Todos os valores que chegaram à Santa Casa durante o período da pandemia foram repassados pela prefeitura de São João da Boa Vista, por meio de convênios. Com o término da situação de emergência em saúde pública, os recursos deixaram de ser necessários, segundo o Ministério da Saúde.
Diante disso, a mesa diretora da Santa Casa fez a devolução do dinheiro para a prefeitura, no valor total de R$5.037.817,03.
De acordo com a Santa Casa, o dinheiro para combate à Covid-19 serviu de suporte para as internações de pacientes na enfermaria e UTI, contratação de médicos e profissionais de enfermagem, compra de insumos, bem como o atendimento no Centro Covid, montado ao lado da UPA.
Na ala Covid da Santa Casa, no período de março de 2020 à março de 2022, a enfermaria Covid atendeu 796 pacientes por meio do SUS. Já a UTI registrou a internação de 390 pacientes.
Nas áreas destinadas aos planos de saúde, a enfermaria atendeu 100 pacientes e a UTI Covid recebeu 71 pacientes. Nós entramos em contato com a prefeitura para saber onde a verba devolvida será empregada, mas até o fechamento deste texto, não obtivemos resposta.
Reportagem publicada em: 09/05/2022