Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A população esteve presente de forma maciça na Câmara Municipal de São João da Boa Vista na noite de ontem para protestar contra os valores do IPTU 2022 na cidade, que em alguns casos tiveram um aumento de 400%, 500% e até 1.000% em relação ao ano passado.
Os munícipes cobraram soluções dos vereadores para que haja uma diminuição nos valores e pediram que a data de vencimento da primeira parcela, prevista para o dia 12 de março, seja prorrogada até que se conclua se é possível ou não reduzir do imposto.
Conforme noticiamos no Jornal da 92, existem movimentos na Câmara que buscam reduzir o valor do IPTU. Os vereadores da base da prefeita Teresinha entendem que, para isso, é necessário revisar o plano diretor, documento que determinou a atualização da planta genérica, que fez o preço de vários imóveis aumentar. Do outro lado, os vereadores de oposição da prefeita entraram com um projeto de lei para limitar em no máximo 15% a alta do IPTU na comparação com o ano passado.
Acontece que, de acordo com o presidente da Câmara, vereador Bira, as duas propostas precisam do parecer de uma comissão da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a UVESP. Bira estima que esse parecer chegue ainda nesta semana. Temendo que não haja solução rápida, a população sugeriu a prorrogação da data de vencimento da primeira parcela do IPTU. A ideia recebeu apoio do vereador Titi.
O vereador Bira se comprometeu a levar o pedido à prefeitura de São João da Boa Vista ainda nesta semana. Mas além de solicitar a prorrogação da data de vencimento, a população tem buscado outra alternativa. Foi feito um abaixo-assinado para solicitar ao Ministério Público a diminuição do valor do IPTU. O documento já tem mais de 1.500 assinaturas.
Reportagem publicada em: 08/03/2022