Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O diretor do Departamento de Segurança Pública e Trânsito de São João da Boa Vista, Ulisses Brandão Ribeiro, afirmou que o sistema de estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul, deve retornar nos próximos meses. Em entrevista ao Jornal da 92, Ribeiro disse que já foi iniciado o processo de licitação para a contratação de uma nova empresa para administrar o serviço. Ele explicou, também, que o processo leva um tempo, porque precisa de ampla divulgação e porque há a possibilidade de abertura de recursos por parte das empresas questionando algum tema ou fazendo algum tipo de solicitação.
“Várias empresas hoje no mercado exploram o estacionamento rotativo e a gente espera que, com essa competitividade, a gente receba uma proposta viável. (…) Então eu creio que se não houver nenhuma intercorrência, em dois ou três meses, a gente retome no município o serviço”, afirmou.
ZONA AZUL DIVIDE OPINIÕES
Em enquete realizada nas redes sociais da Rádio 92 FM São João, 92% dos participantes se posicionaram contra a volta da Zona Azul. Além disso, é possível ver nas redes sociais diversos sanjoanenses dizendo que têm conseguido encontrar vagas pela cidade mesmo sem o serviço. Eles também consideram que o estacionamento rotativo serve para “tirar dinheiro da população”.
Por outro lado, o diretor do Departamento de Segurança Pública e Trânsito afirmou que a pasta recebeu um volume alto de pedidos para que a Zona Azul retornasse, principalmente por parte de pessoas que circulam diariamente pelo Centro de São João da Boa Vista. Ele afirmou que essa parcela da população entende a necessidade de uma rotatividade nas vagas, pois a locomoção é dificultada por conta da grande quantidade de automóveis. Segundo Ribeira, há cerca de 76.610 veículos em circulação na cidade.
“Nós respeitamos as opiniões da sociedade, mas a gente leva em consideração, também, o pleito maio. A gente recebeu um número muito grande de pessoas solicitando esse serviço [de Zona Azul], porque estava impactando o nosso comércio”, pontuou.
NOVA LEI
A lei 4903/2021 aprovada pela Câmara Municipal em outubro do ano passado prevê que metade dos recursos repassados pela empresa responsável pela Zona Azul para a Prefeitura serão revertidos a questões sociais. Os outros 50% terão como destino a manutenção do trânsito.
“Na área do trânsito, o valor vai ser reinvestido no sistema, através de melhorias de sinalização horizontal, vertical. A gente vai conseguir fazer investimentos em troca de semáforos, a gente vai conseguir colocar câmeras na nossa cidade. E mais: nessa lei, a gente incluiu a possibilidade de auxílio no transporte público”, destacou. “Já na questão social, a pasta já tem projetos para trabalhar nesse sentido, como tirar crianças e adolescentes dos semáforos, e aí tem outras prioridades dentro de projetos”, completou
Além disso, a lei prevê que o repasse da empresa que administra o serviço seja de, no mínimo, 30% do valor bruto arrecadado. Antes, o valor mínimo era de 10% e tinha como destino a Associação Comercial e Empresarial e duas entidades beneficentes.
“A gente alterou a lei para uma concessão de 10 anos e, com isso, a gente consegue fazer com que a empresa faça um repasse maior. Então hoje, segundo a lei, o mínimo é de 30%. E desse valor, 50% vai para o trânsito e 50% para a Assistência Social”, explicou Ribeiro.
São João da Boa Vista está sem sistema de estacionamento desde o dia 18 de dezembro, data do fim do contrato com a empresa Estapar. Até que uma nova empresa assuma o serviço, a cidade segue sem o serviço.
Matéria publicada em 01/02/2022